PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção: No Parque das Caldas há uma sala que estimula os sentidos

10 Janeiro, 2024 - 19:16

808

0

Saúde.

O Município de Monção procedeu à abertura, na primeira semana do ano, de uma Sala Snoezelen, encontrando-se disponível nas instalações da Piscina Municipal, no Parque das Caldas, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00.

 

A Sala Snoezelen possibilita a estimulação multissensorial a crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras necessidades, configurando-se como um complemento à fisioterapia, à animação sociocultural e à terapia ocupacional.

 

Com a criação deste espaço, garante-se acesso às vantagens da metodologia Snoezelen, proporcionando aos utilizadores um ambiente terapêutico baseado no lazer, relaxamento e experiências sensoriais agradáveis, através da utilização controlada dos estímulos.

 

 

 

[Fotografia: Município Monção]

 

Equipada com materiais e equipamentos específicos e adequados à dinamização das sessões, a Sala Snoezelen, orientada por um técnico especializado, permite trabalhar as aferências sensoriais individuais e “construir” as respostas mais eficazes para cada pessoa.

 

O que é a Sala Snoezelen?

A Sala Snoezelen promove o conforto interior, através do uso controlado de estímulos sensoriais, podendo ser usados individualmente ou combinados com a estimulação auditiva (música), a estimulação visual (luz, cor), a estimulação tátil (colchão de água, texturas diferentes) e a estimulação olfativa (aromas).

 

Assim, o ambiente multissensorial que a Sala Snoezelen proporciona aos utilizadores, permite estimular os sentidos primários, com recurso apenas às capacidades sensoriais de cada pessoa, contribuindo, dessa forma, para aumentar os níveis de relaxamento e confiança.

 

 

[Fotografia capa: Município Monção]

Últimas