PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

2

Monção

Monção: Nasceu um ‘berço’ para ideias de ouro – Veja as FOTOS

5 Outubro, 2022 - 19:15

2360

0

Nova incubadora de empresas.

“Isto não são escritórios”. O aviso foi deixado desde logo pelo Presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, aos jornalistas no dia em que foi inaugurada a nova incubadora de empresas do concelho – o Habitat Criativo de Monção.

 

O espaço ocupa o antigo armazém da CP, que foi requalificado para o efeito. No total são 24 gabinetes disponíveis com preços considerados “acessíveis”: nos 16 gabinetes partilhados, a mensalidade é de 25 euros; nos oito gabinetes fechados é de 50 euros.

 

No entanto, será preciso mais do que dinheiro para conquistar assento no Habitat Criativo de Monção.

 

“Iremos ser muito cuidadosos na análise dos pedidos”, garantiu Barbosa. “Isto tem de ser preenchido por empreendedores, que apresentam boas ideias de negócio e que querem colocá-las em prática”, explicou.

 

Durante este tempo – “que poderá ser de três anos no máximo” – o empreendedor terá sempre o acompanhamento do Município.

 

“Já temos candidaturas que estão a ser analisadas. E essas estão sempre abertas. Não há prazos. O objetivo é que elas apareçam de forma sistemática. Se só tivermos dois negócios aptos a colocar aqui, só virão os dois. Não iremos cair na tentação de encher este espaço ao colocar coisas fora do objetivo essencial com que foi concebido”, sublinhou o Presidente da Câmara.

 

As portas também estão abertas a gente de fora do concelho? “Sim, desde que a sede fiscal da futura ou atual empresa passe ou esteja já em Monção”, respondeu Barbosa.

 

 

 

“Monção é o concelho com mais PME Líder por habitante”

Durante a cerimónia de inauguração, foram atribuídos votos de louvor às 29 Pequenas e Médias Empresas (PME) monçanenses distinguidas como PME Líder 2021. Um número consecutivamente destacado por António Barbosa ao longo de toda a sessão.

 

“Monção é hoje o concelho com mais PME Líder por habitante”, destacou novamente aos jornalistas. “Isto diz muito do caráter empreendedor e da visão dos nossos empresários. Não só os monçanenses mas todos aqueles que viram também neste território oportunidade de transformar o seu negócio”.

 

Assente neste espírito de empreendedorismo, surge o Habitat Criativo disposto a acolher “gente empreendedora de todas as idades com novos negócios” sobretudo direcionados para a área agrícola e industrial.

 

O edil monçanense acredita por isso que será “um espaço único e um pólo aglutinador de vontades e de transformação de um território que é Monção”.

 

Os trabalhos de requalificação neste antigo armazém da CP arrancaram em janeiro do ano passado. Estiveram a cargo da empresa Baltor Steel – Metalomecânica, Lda, no valor de 210.463,60 euros, imposto incluído.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos [créditos: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas