PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Salvaterra de Miño

Monção: Não… Não vai ser construído qualquer túnel subaquático no rio Minho

2 Abril, 2021 - 00:02

723

0

PUB Não. Não vai ser construído qualquer túnel subaquático entre Monção e Salvaterra de Miño. Foi, pois claro, a nossa tradicional mentira de 1 de abril. Foram muitos os que deduziram de […]

PUB

Não. Não vai ser construído qualquer túnel subaquático entre Monção e Salvaterra de Miño. Foi, pois claro, a nossa tradicional mentira de 1 de abril.

Foram muitos os que deduziram de imediato que se tratava de uma graça da nossa parte mas houve também ouvintes e internautas (poucos) que ficaram mais na dúvida a avaliar pelas reações. Uma história totalmente fictícia, assim como são também evidentemente fictícias as declarações de uma “fonte autárquica” do Município de Salvaterra de Miño.

Entre muitas gargalhadas, a Rádio Vale do Minho recebeu ao longo de todo o dia várias felicitações pela criatividade da brincadeira. 

A verdade está, assim, reposta. Nunca houve nem existem quaisquer indícios de existir num futuro – pelo menos a curto prazo – de qualquer ligação subaquática entre aqueles dois Municípios transfronteiriços.

 

 

As imagens

 

 

As imagens virtuais do suposto túnel foram retiradas de uma notícia divulgada pela revista Visão em 2019, quando o Governo norueguês previa investir 35 mil milhões de euros na construção do mais profundo e longo túnel de rochas do mundo – perfurado através do leito rochoso do fundo do mar – com 392 metros de profundidade e 27 quilómetros de comprimento e de uma obra de tirar o fôlego: um túnel submerso flutuante. Isto para encurtar distâncias na viagem de sul para norte do país.

A responsabilidade da empreitada, que se prevê estar concluída em 2050, está a cargo da empresa estatal Norwegian Public Roads Administration.

O gabinete de arquitetura madrileno Anaya Arquitectos que mencionamos na notícia existe na realidade. Foi escolhido ao acaso, apenas para dar mais realismo.

 

Foi a uma notícia da Visão que fomos buscar as imagens virtuais

[créditos: Revista Visão]

 

 

É mesmo tudo mentira?

 

 

Não. Há um pano de fundo real na história que importa aqui também referir. É verdade que a Ponte Internacional que liga Monção a Salvaterra de Miño vai ser requalificada.

Antes da chegada da pandemia, em finais de 2019, foi anunciado um investimento de 700 mil euros para requalificar e ampliar a Ponte Internacional que liga os dois municípios.

Em comunicado emitido na altura, o município liderado por António Barbosa adiantou que os dois países, através da Infraestruturas de Portugal e Infraestruturas e Mobilidade da Junta da Galiza, chegaram a um acordo e vão partilhar o financiamento daquela estrutura.

Ficou nessa altura decidido que irá “iniciar-se o processo para a efetivação de um convénio internacional direcionado para a requalificação e ampliação da ponte internacional sobre o rio Minho, incorporando-se um tabuleiro para bicicletas”.

O encontro, realizado no Porto, contou com a presença do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, José Serrano Gordo, da conselheira de Infraestruturas e Mobilidade da Junta da Galiza, Ethel Vazquez, do diretor da Agência Galega das Infraestruturas, Francisco Menéndez, da alcadesa de Salvaterra de Miño, Marta Valcárcel, e do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.

A Ponte Internacional Monção – Salvaterra de Miño, batizada com os nomes dos poetas João Verde e Amador Saavedra, foi inaugurada no dia 29 de março de 1995. Segundo os últimos dados fornecidos na nota da autarquia, a ponte é atravessada diariamente por mais de nove mil veículos.

 

[Imagens de capa: Revista Visão]

 

PUB

 

 

Últimas