O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços [na foto à direita] felicitou este sábado a Junta de Freguesia de Cambeses, em Monção, por “um projeto que homenageia o passado, que serve o presente e que projeta o futuro”.
Nuno Fazenda falava durante a sua intervenção na cerimónia de inauguração das obras de requalificação urbanística da histórica Praça dos Milagres, emblemático espaço daquela freguesia.
Sem poupar no reconhecimento, o governante destacou “a preserverança, a tenacidade e a competência que a Junta de Freguesia demonstrou na apresentação do projeto, na fundamentação do projeto e defendendo o projeto”.
“Não foi um milagre que se passou na Praça dos Milagres! Foi competência da Junta de Freguesia de Cambeses”, atestou Nuno Fazenda.
Catarina Lourenço: Praça dos Milagres é hoje “muito mais que uma praça”
De sorriso no rosto e visivelmente satisfeita, a Presidente da Junta de Freguesia de Cambeses destacou desde logo que “inaugurar a requalificação urbanística desta praça é um feito histórico para o nosso concelho e não é apenas um ato simbólico de circunstância. É a afirmação plena de um território em regeneração”.
“O turismo é hoje um pilar fundamental na economia do nosso país, é o motor do nosso desenvolvimento económico e social e uma oportunidade para crescer e transformar a nossa região”, lembrou a autarca.
De palavras firmes, a Presidente da Junta considera que a Praça dos Milagres é hoje “muito mais que uma praça”.
“É o centro do turismo religioso no nosso concelho enquadrado em mais de quatro séculos de peregrinações e de uma profunda religiosidade que tem como referência central o Santuário de Nª Srª dos Milagres aqui edificado”, disse.
“É também uma praça que acrescenta valor e autenticidade, temos hoje o privilégio de estarmos sentados em pleno Caminho Minhoto Ribeiro, um dos mais antigos Caminhos de Santiago numa localização central no percurso entre Braga e Santiago de Compostela”, lembrou.
“Procuramos um turismo responsável, humano e coeso, apoiado na sustentabilidade dos nossos recursos, que crie valor e eduque para as relações humanas”, concluiu.
Agostinho Correia: “Um extraordinário trabalho de regeneração urbanística”
A representar o Município, o vereador Agostinho Correia enalteceu “um espaço funcional, atrativo e que resultou de um extraordinário trabalho de regeneração urbanística”.
Ato contínuo, felicitou a Presidente da Junta pela forma como “olha, projeta e concretiza o futuro da freguesia”.
“Passei por aqui centenas de vezes e lembro-me como era esta Praça antes de ser requalificada. Não há comparação possível!”, exclamou Agostinho Correia. “Estamos perante um investimento muito bem conseguido, com benefício enorme para a imagem da freguesia e para o dia a dia das pessoas”.
Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]
Recorde-se que a requalificação da Praça dos Milagres foi um projeto financiado pelo programa Valorizar, do Turismo de Portugal, enquadrado na linha de valorização turística do interior, e no âmbito do programa de valorização e regeneração do seu território promovido pela Junta de Freguesia de Cambeses.
O investimento rondou os 280 mil euros.
Comentários: 0
0
0