PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Museu do Alvarinho vai ser inaugurado este sábado

28 Fevereiro, 2015 - 10:11

143

0

Cerimónia vai ser presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura. Produtores contra alargamento prometem manifestar-se.

O Secretário de Estado da Agricultura inaugura este sábado, em Monção, o Museu do Alvarinho. José Diogo Albuquerque vai presidir à cerimónia agendada para as 18h00. A intervenção, objeto de uma candidatura aprovada no programa PRODER, beneficia de um apoio financeiro próximo de 90 mil euros para um investimento elegível de 148 mil euros. Para Augusto Domingues, representa um trunfo valioso na defesa e divulgação do Vinho Alvarinho, potenciando as suas características endógenas e as empresas locais dedicadas à sua produção.
Com o nome registado, o Museu do Alvarinho assumir-se-á como um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses e suporte da identidade cultural e histórica do concelho.
Pretende-se ainda corporizar um modelo integrado de promoção do vinho Alvarinho, estendendo-o ao património natural, histórico, arqueológico e cultural do concelho. No fundo, o Museu do Alvarinho servirá como elemento impulsionador e congregador para a divulgação e dinamização das potencialidades endógenas da região.
Distribuído por diferentes áreas, este espaço proporcionará aos visitantes uma autêntica viagem pelo mundo deste famoso néctar, disponibilizando informação sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção deste verdadeiro ex. libris do concelho de Monção.
As empresas de Vinho Alvarinho com produto rotulado, tantas e tantas vezes premiadas em concursos nacionais e internacionais, encontrarão neste espaço “uma porta de acesso” para a valorização dos seus produtos, bem como um “ponto de encontro” para provas comentadas, encontros promocionais e estabelecimento de parcerias negociais.

Produtores de Alvarinho prometem manifestar-se durante a inauguração

A cerimónia de inauguração do Museu do Alvarinho deverá ser marcada por uma manifestação de produtores prevista para este sábado na Praça Deu-la Deu. O motivo do protesto prende-se com o alargamento da designação Vinho Verde Alvarinho a toda a Região dos Vinhos Verdes. De acordo com o cartaz, o início da manifestação está marcado para as 16h00 em frente à Câmara de Melgaço. O cortejo vai seguir depois pela estrada nacional, de carro ou em tractor. A chegada dos manifestantes a Monção deverá acontecer às 17h00.
O presidente da Câmara de Monção avisou esta sexta-feira, durante a sessão da Assembleia Municipal, que estará atento a este protesto. Augusto Domingues não se mostrou contra os manifestantes, mas alertou para a presença de crianças no espaço. “Eu vou estar na inauguração. Não vou estar na manifestação. Mas sempre preocupado com a segurança da minha comunidade, já reuni com a GNR. Não para impedir a manifestação porque sou um democrata, mas tentar criar um corredor que não colida com o que vai acontecer. À mesma hora há uma brincadeira de crianças com carrinhos de Karting na praça Deu-la Deu”, alertou o edil. “Ai deles se atropelam uma criança da minha comunidade! A manifestação tem responsáveis. Se algo de anormal acontecer, esses senhores vão pagar”, avisou.

Últimas