PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Museu do Alvarinho premiado pela Associação Portuguesa de Museologia

7 Junho, 2016 - 09:53

148

0

Espaço monçanense foi laureado com o Prémio Coleção Visitável.

O Museu do Alvarinho foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o Prémio Coleção Visitável, um dos galardões nacionais de museologia 2016. A cerimónia de entrega de prémios decorreu recentemente no Museu do Dinheiro, em Lisboa. Contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, Conceição Soares.
A autarca monçanense congratulou-se com a distinção. Revelou que o reconhecimento do Museu do Alvarinho no contexto nacional é sinal que o objetivo de promoção do município, assente na criação de locais visitáveis, é o caminho correto para a preservação do património construído e fortalecimento da identidade cultural. “Em pouco mais de um ano, o Museu do Alvarinho tornou-se uma referência no território nacional, destacando-se pela qualidade expositiva, capacidade interativa e afluência de público” adiantou Conceição Soares. “Este reconhecimento sabe bem porque evidencia, com clareza, que a nossa estratégia está certa”, acrescentou.
Os prémios nacionais de museologia tem como finalidade distinguir a imaginação e criatividade dos museus portugueses, bem como o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade daqueles espaços. Constitui também uma forma de garantir mais visibilidade ao que de melhor se faz em Portugal no âmbito da museologia.
Recorde-se que o Museu do Alvarinho, localizado na Casa do Curro, imóvel do século XVII, foi inaugurado no dia 28 de fevereiro do ano passado. No primeiro ano de vida contabilizou a visita de cerca de 12 mil pessoas de diferentes idades e nacionalidades. Sensivelmente 25 por cento dos visitantes foram estrangeiros.
Com um investimento próximo dos 150 mil euros com comparticipação PRODER de 90 mil euros, o Museu do Alvarinho assume-se, cada vez mais, como um espaço de promoção e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses.

Últimas