PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Museu do Alvarinho distinguido com Prémio Prestígio

3 Maio, 2018 - 09:11

289

0

O Museu do Alvarinho, em Monção, foi distinguido com o Prémio Prestígio pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A cerimónia decorreu recentemente no Centro Cultural do Cartaxo. Pela primeira […]

O Museu do Alvarinho, em Monção, foi distinguido com o Prémio Prestígio pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A cerimónia decorreu recentemente no Centro Cultural do Cartaxo. Pela primeira vez, aquela associação distinguiu um museu do vinho. Presente na cerimónia, o Vereador da Ação Social, Cultura e Turismo na Câmara de Monção, João Oliveira, mostrou-se agradecido e orgulhoso com o prémio. Sublinhou o papel dinamizador daquele equipamento cultural na promoção dos vários rótulos de Alvarinho da região, realçando a forte procura, tanto por nacionais como por estrangeiros, daquele espaço localizado na sala de visitas do Município, Praça Deu-la- Deu.
Além do Museu Alvarinho, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho premiou Ana Sofia Fonseca (revelação do ano), Iter Vitis (enoturismo), ViniPortugal (entidade do ano), e Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo (personalidade do ano).
A título póstumo, os presentes prestaram homenagem a Carlos Silva e Sousa, antigo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que faleceu em fevereiro deste ano, com 60 anos. Um dos momentos mais altos da cerimónia aconteceu na homenagem nacional a Vasco d`Avillez, o qual dedicou toda a carreira ao setor dos vinhos.

 

30 mil visitantes em três anos

 

 

O Museu Alvarinho, localizado na Casa do Curro, Praça Deu-la-Deu, em Monção, foi inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2015 numa cerimónia presidida pelo então Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. A partir desse
dia, Monção passou a contar com um equipamento defensor e promotor do vinho Alvarinho, aberto a munícipes, turistas e apaixonados pelo mundo dos vinhos.
Em três anos, aquela estrutura situada em pleno centro histórico da vila deMonção recebeu mais de 30 mil visitantes de várias nacionalidades, com portugueses e espanhóis no topo da lista, constituindo-se como um espaço relevante de promoção desta casta excecional.
Distribuído por diferentes áreas, o Museu Alvarinho proporciona aos visitantes uma autêntica viagem pelo mundo deste famoso néctar, disponibilizando informação interativa sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção deste verdadeiro ex libris do concelho de Monção.
As empresas de Vinho Alvarinho com produto rotulado, tantas e tantas vezes premiadas em concursos nacionais e internacionais, encontram neste espaço “uma porta de acesso” para a valorização dos seus produtos, bem como um
“ponto de encontro” para provas comentadas, sessões promocionais e estabelecimento de parcerias negociais.

Últimas