PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Município e Liga dos Combatentes lembraram tragédia de La Lys [FOTOS]

10 Abril, 2021 - 18:08

257

0

PUB “Respeito e gratidão”. Foi sobre estes pilares que o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira, assentou esta sexta-feira a mensagem do Município que se associou ao Núcleo […]

PUB

“Respeito e gratidão”. Foi sobre estes pilares que o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira, assentou esta sexta-feira a mensagem do Município que se associou ao Núcleo local da Liga dos Combatentes para assinalar o Dia do Combatente e, em simultâneo, o 103º aniversário da trágica Batalha de La Lys onde o exército português foi dizimado durante a Grande Guerra.

“Respeito pelas gerações passadas que morreram por nós. Pessoas que deram a vida pela Pátria e que merecem de todos nós o maior respeito. É importante que assinalemos estas datas, no sentido de relembrar as gerações mais novas do nosso passado e da importância que os nossos militares tiveram na construção da nossa identidade. Um povo sem história é um povo sem futuro”, referiu João Oliveira, num discurso efetuado no Cemitério Municipal perante os túmulos de soldados monçanenses.

Homenagem aos soldados monçanenses falecidos decorreu no Cemitério Municipal
[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

 

Por sua vez, o presidente da direção do Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes, Valdemar Calçada, enalteceu “um dia de homenagem e de regozijo” pelas datas evocadas. “A todos os combatentes portugueses, a nossa sentida homenagem aos que disseram «presente»!”.

De acordo com estimativas, morreram a 9 de Abril de 1918 na Batalha de La Lys, na Bélgica, 1.341 soldados portugueses, 4.626 foram feridos e 7.440 foram feitos prisioneiros, de um total de 2.100 baixas lusas contabilizadas no conflito.

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

 

Últimas