PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Município é o segundo com maior equilíbrio financeiro em todo o Minho

25 Novembro, 2016 - 01:40

123

0

Presidente da Câmara satisfeito mas não se mostrou surpreendido.

Monção é o segundo município da região do Minho, distritos de Viana do Castelo e Braga, com maior equilíbrio orçamental, sendo apenas superado por Viana do Castelo. No ranking geral, Monção ocupa a 26ª posição entre todos os municípios portugueses e a 9ª posição nos municípios de pequena dimensão (até 20 mil habitantes). Os dados constam do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015, publicação resultante de um trabalho de investigação do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).
Para o presidente da Câmara, Augusto Domingues, o posicionamento de Monção no ranking do equilíbrio financeiro municipal é revelador de uma política rigorosa e criteriosa. “Temos gerido a Câmara num contexto de responsabilidade e crescimento, ajustando os nossos encargos financeiros e mantendo investimentos estruturantes em todo o concelho. Estes indicadores deixam-me satisfeito mas não me surpreendem”, disse o autarca socialista.
O equilíbrio municipal é um indicador de sustentabilidade financeira dos municípios, resultando da comparação entre a receita corrente bruta cobrada e a despesa corrente acrescida das amortizações de empréstimos de médio e longo prazo. No caso de Monção, resultou num saldo corrente de 3.624.742,00 euros.
Com coordenação de João Carvalho e desenvolvimento de Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, tornado público pela primeira vez em 2003, é considerado uma referência na radiografia das contas do poder local.

Últimas