PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Município apresenta projeto social de promoção do envelhecimento ativo

6 Junho, 2020 - 08:19

324

0

PUB O Município de Monção anunciou um novo projeto social intitulado Projeto CLDS-4G de Monção. Assente em três eixos de intervenção, o projeto, com duração de três anos, incidirá na promoção […]

PUB

O Município de Monção anunciou um novo projeto social intitulado Projeto CLDS-4G de Monção. Assente em três eixos de intervenção, o projeto, com duração de três anos, incidirá na promoção do envelhecimento ativo e no apoio à população idosa, bem como na capacitação e desenvolvimento comunitários.

O Projeto CLDS-4G de Monção é desenvolvido pelo Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso. “Tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, favorecendo uma intervenção de proximidade em todas as freguesias do concelho”, explica a autarquia.

O projeto incidirá na promoção do envelhecimento ativo e no apoio à população idosa, bem como na capacitação e desenvolvimento comunitários. Tendo uma duração de 36 meses, com fim previsto para maio de 2023, o Projeto CLDS-4G de Monção é financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. Os três eixos de intervenção são: Mais Perto; Voluntariado e Inclusão Digital.

Mais Perto

Visa o desenvolvimento de circuitos de proximidade a locais mais distantes da sede do concelho e com dificuldades ao nível de serviços de transportes públicos, de modo a facilitar o acesso das pessoas mais idosas e com mobilidade reduzida aos serviços de utilidade pública.

Assim, prevê‐se a deslocação, uma vez por mês, em carrinha equipada com sistema de pagamento, à sede de todas as juntas de freguesia do concelho, permitindo à população o pagamento das suas responsabilidades mensais com a água, eletricidade, telefone, seguros, etc. O roteiro da carrinha e o horário de atendimento serão divulgados, previamente, para todas as pessoas da comunidade terem conhecimento.

Projeto de Voluntariado “Laços”

 

Tem como objetivo o combate ao isolamento da população envelhecida, aproximando‐a das gerações mais jovens, permitindo a criação de laços afetivos entre as mesmas. Com este programa, procura-se reduzir a solidão na população sénior mais afastada da sede do concelho, incentivando o contacto intergeracional.

Pretende-se, também, a criação de equipas de voluntários para deslocação à residência de idosos isolados, aportando um conjunto de atividades como: leitura, memórias, partilha, etc (criação de um livro de memórias). As equipas de voluntários serão responsáveis pela realização de uma visita mensal a cada idoso.

 

Inclusão Digital

 

Esta ação visa aumentar a utilização das tecnologias de informação e comunicação e melhorar a literacia digital dos idosos do concelho, contribuindo para a sua inclusão social e reforço da sua autonomia. O objetivo é promover o acesso dos munícipes às novas tecnologias, sem sair da sua freguesia, e aumentar a frequência da utilização destes recursos na comunidade. Nesse sentido, um técnico deslocar‐se‐á, uma vez por mês, durante a vigência do projeto, à sede das juntas de freguesia, realizando, com recurso a equipamento informático, sessões informativas e práticas sobre acesso/funcionamento da internet, redes sociais, comunicações com familiares, websites e aplicações. Cada sessão terá, em média, a duração de 1 hora.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

 

Últimas