PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: Morreu Evaristo Cardoso, o ‘padrinho’ da Foda

20 Dezembro, 2022 - 13:34

998

1

Óbito.

[atualizada 14h23 – com mais informação]

 

 

Morreu esta terça-feira, aos 80 anos de idade, Evaristo Cardoso, empresário popularmente conhecido como o padrinho do mais icónico prato de Monção: a Foda à Monção, concelho de onde é natural, e fundador do famoso restaurante lisboeta Solar dos Presuntos.

É com enorme tristeza que informamos os nossos amigos de que hoje partiu metade da alma do Solar. Hoje choramos com a alegria de saber que contámos com ele ao nosso lado até ao fim e que uma grande parte do senhor Evaristo ficará para sempre na mesa do canto, a olhar por todos nós. Morreu o Evaristo de Monção, o Evaristo do Solar, o Evaristo da Graça, o Evaristo do Lila. Morreu o Evaristo, um amigo vosso, que viveu para vos servir”, refere a nota de pesar do Solar dos Presuntos, que estará encerrado hoje à noite e amanhã.

 

Evaristo Cardoso, aos 80 anos de idade no passado mês de fevereiro. No Solar dos Presuntos recebeu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que lhe entregou em mãos a comenda da Ordem do Mérito Empresarial e Comercial, tornando o empresário comendador.

 

O Presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, também marcou presença naquela que foi a última festa de aniversário do empresário.

 

Evaristo Cardoso “é um verdadeiro embaixador da cozinha de Monção na capital”, disse na altura António Barbosa.

 

“Em qualquer local ou mesa, com enorme paixão, defende a qualidade da culinária monçanense”, enalteceu o autarca.

 

Mesmo a residir e a trabalhar na capital, Evaristo Cardoso nunca foi nem nunca será esquecido na sua terra natal – Monção. Recorde-se que o agora comendador foi em 2018 o padrinho da candidatura da Mesa de Monção, que elevou o Cordeiro à Moda de Monção (popularmente conhecido por Foda à Monção) a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

O velório acontecerá na Igreja de São José, às 19h00 desta terça-feira, e a missa decorrerá esta quarta-feira às 11h00. O corpo seguirá depois para Monção.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Óbito

Últimas