PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Ministro do Ambiente completamente rendido à Feira do Alvarinho

30 Junho, 2017 - 18:45

140

0

João Matos Fernandes veio pela primeira vez ao certame esta sexta-feira.

Diz ter ouvido falar muito de Monção em criança. E de um vinho chamado Alvarinho. Conhece a vila mas nunca tinha vindo à Feira do Alvarinho. Estreou-se esta sexta-feira.
João Matos Fernandes, hoje Ministro do Ambiente, foi recebido de braços abertos pelas várias confrarias que vão marcando presença no certame. Achou graça à Foda, claro… e pediu a respetiva explicação prontamente dada pelo Grão-Mestre.
Seguiu em frente. De expositor em expositor foi cumprimentando os artesãos e os produtores presentes. Trocava impressões com o presidente da Câmara, que em tempos idos protestava pela escassez de visitas de Ministros ao concelho. Augusto Domingues mostrava-se satisfeito. Sorria ao povo que olhava o Ministro de alto a baixo. Pelos «entretantos» da multidão, lá se ouvia a questão que deixava transparecer um maior alheamento da política: “Quem é?”.
Feito o circuito, seguiu-se o fecho com o tradicional brinde. Sorridente, o Ministro do Ambiente manifestava-se impressionado com a dimensão do certame. “É um ambiente magnífico. É a prova de que este é um país muito diverso onde há territórios pequenos em dimensão, como é o caso do Alvarinho, mas onde a natureza marca a diferença”, disse o governante à Rádio Vale do Minho. “Vejo nesta feira um impressionante número de produtores! O vinho Alvarinho é hoje um vinho com uma excelente qualidade”, continuou o Ministro que prometeu levar ao Terreiro do Paço uma mensagem bastante positiva sobre este evento. “Levo daqui a melhor das mensagens para além de levar a boca com um belíssimo paladar”, confessou com uma gargalhada à mistura.
A Feira do Alvarinho vai prolongar-se até domingo. No recinto do certame localiza-se uma tenda gigante com produtores de vinho Alvarinho (31) tasquinhas/ranchos (8), fumeiros/queijaria (5), tasquinhas (5), doçaria tradicional (4). No espaço exterior, situam-se os expositores de artesanato (32), instituições e associações locais (13), patrocinadores oficiais (12) e organização/venda de copos (2).
Ao todo, marcam presença na feira 112 expositores, acrescentando-se um posto de informação, um posto médico, um espaço infantil, instalações sanitárias, espaço lounge, Eprami.come e espaço “Vinho – Grandes Escolhas”, onde decorrerão as conferências e palestras a cargo de oradores prestigiados e conhecedores desta casta aromática.
No total, o investimento é superior a 300 mil euros. A autarquia espera um retorno a rondar 1 milhão de euros.

Últimas