PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Milionário do Tempo doou mais de 11 mil euros a duas instituições do concelho

22 Julho, 2018 - 18:56

1822

3

Carlos Dias, um reconhecido empresário ligado aos vinhos, doou este domingo mais de 11 mil euros (divididos em partes iguais) aos Bombeiros Voluntários de Monção e à delegação local da […]

Carlos Dias, um reconhecido empresário ligado aos vinhos, doou este domingo mais de 11 mil euros (divididos em partes iguais) aos Bombeiros Voluntários de Monção e à delegação local da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental). O montante resultou dos vários donativos angariados durante a Porsche Quinta da Pedra Charity Tour, realizada no passado dia 7 de julho, entre Braga e Monção. Uma iniciativa concebida pelo próprio empresário, natural de Águeda, e que se traduziu provavelmente na maior concentração do mítico modelo 911 alguma vez realizada em Portugal. O percurso ligou Braga a Monção e fez passagens por várias vilas do Alto Minho. Esse dia terminou na Quinta da Pedra, em Monção, com um jantar convívio onde marcaram presença cerca de 800 convidados. Entre eles rostos conhecidos do grande público como Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.

 

Carlos Dias: “O objetivo foi ajudar duas instituições em Monção. Este Charity Tour foi o veículo para realizar esse desejo.”

 

As contas foram feitas e este domingo foi dia de oferecer os respetivos cheques: 5.670 euros para cada uma das instituições. “O objetivo foi ajudar duas instituições em Monção. Este Charity Tour foi o veículo para realizar esse desejo”, explicou o empresário também conhecido como o Milionário do Tempo. Em 1970, conforme escreveu o jornal Sol sobre este empresário, a indústria relojoeira suíça andava nas ruas da amargura, asfixiada pela nova moda dos relógios de quartzo lançada pelos japoneses nos anos 70 e onde a pilha se sobrepunha aos complexos movimentos mecânicos. A grande maioria dos mestres relojoeiros arrastava-se na miséria e alguns sobreviviam à custa de pequenas oficinas de vão de escada. Foi aqui que Carlos Dias espreitou a oportunidade. Conheceu o relojoeiro Roger Dubuis e daí nasceu uma amizade que deu frutos. Carlos Dias resolveu dar à marca o nome do amigo. Foram aumentando as encomendas, a fama foi crescendo e em pouco tempo a marca desfilava no Salão de Alta Relojoaria, em Genebra, ao lado das maiores referências mundiais. Acabou por deixar para trás o universo da alta relojoaria, que lhe rendeu centenas de milhões de euros.

Entre a aposta na hotelaria, decide também investir no vinho a partir de 2009. Nasce o grupo Idealdrinks e Carlos Dias compra a Quinta da Pedra, na freguesia de Longos Vales, Monção, à UNICER. Desenhou a adega com a própria mão. Produz vinhos com casta Alvarinho e casta Loureiro. Mas, de todas as paixões que tem e teve é conhecida pelo menos uma que nunca ficou para trás: a Porsche. “Tenho vários”, confessou aos jornalistas com um sorriso de um homem que pretendeu também “dar a conhecer ao mundo a região do Minho com o Charity Tour“.

 

António Barbosa: “O dinheiro não é tudo. Tão importante como estar bem na vida é a capacidade de dar um bocadinho de nós aos outros.”

 

Mostrando-se bastante satisfeito com o gesto e com os resultados de toda a iniciativa, o presidente da Câmara de Monção louvou “um dos investimentos mais fortes que este empresário já fez em Monção”. “É o exemplo de gente que vem do estrangeiro e está a investir no seu país de origem. Chegou lá acima e não esqueceu os que mais precisam, neste caso fazendo um evento solidário que mostrou muito deste território”, realçou o edil monçanense. Confiante na realização de mais edições deste evento, António Barbosa deixou a uma ainda maior participação dos aficionados da Porsche. “O dinheiro não é tudo. Tão importante como estar bem na vida é a capacidade de dar um bocadinho de nós aos outros, aos que mais precisam”, sublinhou António Barbosa aos jornalistas.

 

De sorriso aberto estavam, naturalmente, os dois representantes das instituições contempladas. À imprensa, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Monção, José Passos, fez questão desde logo de agradecer “mais uma iniciativa que se lembrou dos bombeiros”. “Independentemente de ser ou não um valor monetário muito alto, isso é pouco relevante. O que interessa é que há preocupação connosco e estamos aqui para agradecer e usar este dinheiro o melhor possível”, disse José Passos. Em sintonia com o comandante, a Diretora Técnica da Delegação da APPACDM de Monção, Teresa Passos referiu que “todos os donativos são bem-vindos, mas este é muito significativo”. “Para além do donativo, há toda a uma sensibilização que acabou por ser feita à população em geral”, concluiu.

No cair do pano da cerimónia realizada este domingo, Carlos Dias assegurou ainda à imprensa que já está a ser preparada uma segunda edição do Porsche Quinta da Pedra Charity Tour para 2019.

 

PUB

Últimas