PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Milhares encheram Campo da Feira para ver a gala do ‘Folk’ – Veja as FOTOS

1 Agosto, 2022 - 00:40

2720

1

Folk Monção.

O Campo da Feira, em Monção, tornou-se pequeno este domingo para acolher a enorme multidão que quis assistir ao regresso das galas do Folk Monção – O Mundo a Dançar. Espetáculos que se diferenciam dos restantes pela atuação da totalidade dos países participantes.

 

Milhares de pessoas na plateia às quais se somaram largas centenas nas bancadas e, em pé, também na parte superior do recinto. Todos os ingredientes reunidos para o arranque da Gala Deu-la-Deu, uma das três galas programadas para a edição deste ano do Folk Monção.

 

Barbosa abre com homenagem à Ucrânia

Chamado ao palco, o presidente da Câmara Municipal de Monção fez os habituais cumprimentos. No entanto, iniciou o discurso com palavras sentidas para o povo ucraniano.

 

“Vou ter de iniciar a minha intervenção pedindo uma salva de palmas para um povo que, infelizmente e ao fim de alguns meses, continua a sofrer às mãos do invasor russo”, lamentou.

 

Hoje, em Monção, temos muitos ucranianos a viver e quero uma grande salva de palmas para toda a comunidade ucraniana e para todos aqueles que continuam a sofrer o que não deviam”.

 

A multidão respondeu com longa ovação.

 

 

No discurso inicial, o Presidente da Câmara homenageou a comunidade ucraniana e os emigrantes espalhados pelo mundo

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Emigrantes: “Continuamos a trabalhar para que vocês possam retornar”

O autarca monçanense lembrou ainda a comunidade emigrante.

 

“Sejam bem-vindos à vossa terra! Continuamos hoje a trabalhar e a deixar marca neste território para que vocês possam vir de férias mas – essencialmente e é isso que queremos – para que vocês possam retornar definitivamente àquela que é a vossa terra, a terra do vosso coração”, assegurou Barbosa.

 

“Obrigado a toda a comunidade emigrante portuguesa, particularmente de Monção, que se encontra espalhada pelo mundo. É um gosto grande ter-vos aqui!”, exclamou.

 

Mais um longo aplauso.

 

 

“Este é um dos eventos top do concelho”

A terminar, António Barbosa deixou claro que “nós, Município, acreditamos ano após ano que este é um dos eventos top do concelho”.

 

Por isso, garantiu o edil monçanense, “enquanto eu cá continuar, continuaremos a apostar nele de forma clara… forte… porque esta multiculturalidade que trazemos até Monção diz muito do que é hoje o nosso concelho. Mas, essencialmente, deixa também uma mensagem de paz para todo o mundo”. Nova salva de palmas entre os milhares de presentes.

 

Seguiu-se o espetáculo propriamente dito.

 

Pelo palco passaram grupos vindos do Brasil, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, EUA, Indonésia, México, Polónia, e Portugal.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

 

Esta segunda-feira em Paredes de Coura e Salvaterra de Miño

O Folk Monção prossegue esta segunda-feira com espetáculos em Paredes de Coura e em Salvaterra de Miño, na Galiza. 

 

Em Paredes de Coura, o início está previsto para as 22h00. Vão subir ao palco os grupos do Chile, EUA, Indonésia, e Polónia.

 

Em Salvaterra de Miño, o início está previsto para as 22h30 (21h30 em Portugal). Vão subir ao palco os grupos do Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, e México.

 

organização deste evento cabe ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva a qual se juntam cerca de 120 voluntários.

 

Folk Monção – O Mundo a Dançar, um dos momentos mais altos do verão cultural em vários concelhos, foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais, estatuto B da UNESCO), em 2006, pelo C.I.D. (Conselho Internacional de Dança), em 2005, e pela I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares), em 2004.

 

Até ao momento, de acordo com a organização deste festival, já passaram por todas as edições cerca de 350 grupos oriundos de 73 países dos cinco continentes.

 

 

[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

Últimas