PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Metam pneus de chuva! – Rali à lampreia vai ser ‘molhado’

26 Fevereiro, 2020 - 08:53

236

0

PUB A edição deste ano do Rali à Lampreia, em Monção, deverá ser acompanhada de chuva ou aguaceiros. As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) […]

PUB

A edição deste ano do Rali à Lampreia, em Monção, deverá ser acompanhada de chuva ou aguaceiros. As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para um fim-de-semana bastante chuvoso. O cenário vai prolongar-se durante a próxima semana.

O início desta prova de perícia automóvel, recorde-se, está marcado para o próximo sábado à noite, pelas 20h30, com a primeira prova de qualificação.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Monção em conjunto com o Parallel Velocity Club, prosseguirá no dia seguinte de forma semelhante aos anos anteriores com mais duas provas. Uma durante a manhã, pelas 11h00 com a 1ª prova complementar, e a 2ª prova complementar durante a tarde, às 16h00. A entrega de prémios está prevista para as 18h00.

“Vamos apostar ainda mais na segurança. No ano passado tivemos cerca de 120 metros de barreiras [jerseys] de betão. Este ano iremos ter cerca de 180 metros”, adiantou o vereador João Oliveira à Rádio Vale do Minho. O número de bancadas irá ser sensivelmente o mesmo.

Apesar das previsões de chuva, o autarca mantém-se otimista. “Esperamos um fim de semana com muitos visitantes. Quer portugueses, quer galegos. Estamos certos que os nossos restaurantes irão servir muitas lampreias do rio Minho”, referiu.

O número de pilotos em prova mantém-se sensivelmente o mesmo em relação ao ano passado. Ronda a meia centena.

 

E há também Rali Gastronómico…

 

Neste fim-de-semana vai também realizar-se a 5ª edição do Rali Gastronómico. A iniciativa consiste num circuito pelos bares aderentes à iniciativa, localizados no centro histórico, onde cada um vai apresentar um acepipe de lampreia. O percurso pelos bares é geralmente feito em comboio turístico, sendo animado por uma charanga.

“É também de esperar um crescimento nesta iniciativa. E também nas boxes gastronómicas no domingo”, disse ainda João Oliveira. 

De referir que o Município de Monção voltou a associar-se este ano a mais uma edição da iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prato de ExcelênciaSão mais de duas dezenas de restaurantes do concelho que estão já a divulgar um dos principais atrativos culinários da região que, em conjunto com a realização de um conjunto variado de atividades que, nestes meses, vai transformar o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo e convidativo para os visitantes.

Já na XI edição, a iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência é um projeto da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas