PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Messegães, Valadares e Sá cercadas pelas chamas

9 Agosto, 2015 - 13:59

225

0

Incêndio apresenta três frentes ativas. Está a ser combatido por mais de 70 homens.

[atualizada 17h30]

Vários bombeiros dos distritos de Setúbal e Vila Real estão nesta altura a apoiar os soldados da paz de Monção no combate ao fogo que deflagrou este sábado, pelas 22h55, em Messegães, Monção. Nesta altura, disse fonte da corporação local à rádio Vale do Minho, a zona mais crítica do fogo encontra-se na freguesia de Podame. “Há várias habitações em perigo”, admitiu a mesma fonte.
O cenário de aflição é visível a quilómetros de distância. Por toda a vila são vistos e ouvidos os dois aviões ligeiros Alfa e o helicóptero que nesta altura amparam os cerca de 80 homens e 23 veículos no combate às chamas. O incêndio florestal, ainda por dominar, apresenta nesta altura três frentes ativas.

Combate em Cerveira sem tréguas

Entretanto, no ‘inferno’ de Cerveira, 170 homens de todo o país estão há mais de 24 horas a lutar contra um dos maiores incêndios dos últimos cinco anos naquele território. Às 16h00 deste domingo, as quase duas centenas de bombeiros estavam a ser apoiadas por 53 veículos, um helicóptero, dois aviões Canadair e dois aviões Alfa. Os soldados da paz tentam, a todo o custo, que o fogo não atravesse o rio Coura sob perigo de chegar a Viana do Castelo.
O fogo, que deflagrou pelas 10h30 deste sábado, depressa se alastrou pela zona florestal da freguesia de Candemil e chegou mesmo a ameaçar habitações da freguesia vizinha de Gondarém. Os populares mostram-se revoltados com a falta de limpeza das matas.
Dados da Proteção Civil indicam que no local estão presentes o presidente da Câmara Municipal de Cerveira bem como o Vereador da Proteção Civil. Está também no Teatro de Operações o presidente da Junta de Freguesia de Gondarém.

Últimas