PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Melgaço

Monção/Melgaço: Quatro espumantes de Alvarinho entre os 50 melhores do mundo

21 Dezembro, 2017 - 04:44

398

0

O planeta rendeu-se aos espumantes de Alvarinho. Quatro marcas foram reconhecidas internacionalmente e figuram agora na prestigiada lista dos 50 Great Sparkling Wines of the World. O quarteto magnífico é […]

O planeta rendeu-se aos espumantes de Alvarinho. Quatro marcas foram reconhecidas internacionalmente e figuram agora na prestigiada lista dos 50 Great Sparkling Wines of the World. O quarteto magnífico é composto pelo Valados de Melgaço Alvarinho Reserva, medalha de ouro, na categoria Brut Nature Reserva; Espumante QM Velha Reserva 2012, medalha de prata, na categoria Brut Gran Reserva; Castas de Monção, medalha de prata, na categoria Brut Nature Reserva, e Côto de Mamoelas, medalha de prata, na categoria Brut Nature Reserva.

A distinção, ocorrida na 6ª edição anual da Competição de Vinhos Espumantes, da Wine Pleasures, trouxe grande orgulho à sub-região. “Mais do que um prémio, a distinção neste concurso é uma homenagem à casta Alvarinho, património da sub-região Monção Melgaço”, disse o presidente da Câmara de Melgaço. “O Alvarinho faz parte integrante da nossa cultura e é um cartão-de-visita que atrai todos os anos, e cada vez mais, apreciadores à região. Prova disso são os eventos que promovemos para celebrar esta casta: a Festa do Alvarinho e do Fumeiro e a Festa do Espumante que empolgam cada vez mais turistas. Sabemos do seu potencial e é sempre um privilégio quando são os outros a reconhecê-lo”, referiu Manoel Batista.

O 50 Great Sparkling Wines of the World by Wine Pleasures é uma competição internacional, onde os maiores especialistas da área elegem os melhores vinhos espumantes. Em competição estava uma enorme variedade de vinhos espumantes de todo o mundo: a escolha seguiu o método de produção (método tradicional, método Charmat e Frizzante), a dosagem e envelhecimento, todos dentro da faixa de preço de 5 a 25 euros. A listagem final é premiada com ouro e prata, nas três categorias de produção. Em provas cegas de comparação direta entre as várias referências e num painel constituído por cinco juízes, foram selecionados os 50 melhores, com uma pontuação máxima de 100 pontos. Itália, Portugal e Espanha lideram a listagem. Todos os vinhos conseguiram pelo menos 90 pontos. O principal objetivo da competição é identificar, recompensar e promover a qualidade do espumante tanto para os comerciantes como para os apreciadores de vinho.

Últimas