PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção/Melgaço

Monção/Melgaço: Há mais 24 confrades do Alvarinho [FOTOS]

4 Junho, 2023 - 00:38

2489

0

XV Grande Capitulo de Entronização.

O Cine Teatro João Verde, em Monção, foi palco este sábado do XV Grande Capitulo de Entronização da Real Confraria do Vinho Alvarinho (RCVA).

 

No total, foram entronizados 6 confrades honorários e 18 novos confrades numa cerimónia bastante participada com a presença de confrarias de Portugal Continental, Madeira e Espanha.

 

Com atuação de Erea Castro, natural de Salvaterra, a cerimónia começou com visualização de vídeo “A Origem do Alvarinho” e homenagem a José Emílio Moreira, cujo contributo ajudou a catapultar o prestigio do vinho Alvarinho no mercado nacional e internacional.

 

Professor de carreira e político por opção, com vários cargos ligados ao mundo dos vinhos, José Emílio Moreira recebeu, das mãos do Grão Mestre, Vítor Cardadeiro, o prémio da RCVA.

 

“Um reconhecimento justo para um trabalho meritório na defesa e valorização da nossa casta”, defende a RCVA.

 

Com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, sentado na primeira fila do auditório, o programa englobou a assinatura de um protocolo de geminação entre a confraria anfitriã e a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro.

 

Ficou o compromisso de divulgarem os respetivos produtos.

 

O presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, deu as boas vindas aos presentes e desejou que a cerimónia constitua mais um grande capítulo de promoção do vinho Alvarinho da região de Monção e Melgaço.

 

Realçando a “forma diferenciadora como olhamos e produzimos o vinho Alvarinho”, António Barbosa sublinhou “a extraordinária qualidade dos nossos produtos que, adiantou, tem ativado o interesse e a fixação no território de grandes grupos económicos ligados ao setor dos vinhos”.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Monção]

 

 

A palavra final foi para a confraria.

 

“O vinho Alvarinho é o nosso ouro e a vossa persistência em promovê-lo é a garantia que o nosso território vinícola tem um grande futuro pela frente. Vocês carregam o orgulho e a paixão de décadas de experiência. A região agradece o vosso contributo no desenvolvimento deste produto que, todos sabemos, é muito mais que um vinho”, disse Vítor Cardadeiro.

 

Feito o brinde coletivo, seguiu-se o desfile entre o Cine Teatro João Verde e a Praça Deu-la-Deu Martins.

 

Os passos foram dados ao ritmo do Grupo Folclórico de Pinheiros. O almoço convívio teve lugar no Palácio da Brejoeira.

 

Eusébio Batista, fundador da confraria falecido na semana passada, foi lembrado com palavras emocionadas e um minuto de silêncio.

 

 

 

[Fotografia capa: Jorge Marçoa]

Tópicos:

#Alvarinho

Últimas