PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Melgaço

Monção/Melgaço: Granfondo reduz distâncias para que ciclistas possam “apreciar mais”

6 Março, 2020 - 18:22

415

0

PUB A próxima edição do Monção & Melgaço Granfondo – A Origem do Alvarinho vai sofrer uma redução nas distâncias. Nomeadamente nas categorias Granfondo e Mediofondo. A primeira passará de 130 para […]

PUB

A próxima edição do Monção & Melgaço Granfondo – A Origem do Alvarinho vai sofrer uma redução nas distâncias. Nomeadamente nas categorias Granfondo e Mediofondo. A primeira passará de 130 para 124 quilómetros e a segunda passará dos anteriores 106 para 95 quilómetros. Apenas o Minifondo continuará a manter os 66 quilómetros a percorrer.

Uma mudança que, de acordo com a organização, se prende com o objetivo de “não cansar tanto os participantes e dar-lhe a oportunidade de apreciar mais as paisagens dos dois concelhos”. 

 

Batista: “Crescer na qualidade e na afirmação”

 

“Gostariam outros territórios do país de ter as distinções que são feitas de forma sequencial aos vinhos da sub-região Monção/Melgaço. É a prova de que estamos a fazer um bom caminho”, disse desde logo o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, na cerimónia de apresentação desta prova que ostenta o nome do vinho ex-libris destes dois Municípios.

“Este é também um Município que se foca muito na economia do desporto e do turismo de natureza”, realçou o autarca sublinhando o valor da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde decorreu a sessão.

Sobre a próxima edição da prova, já marcada para o dia 20 de setembro, Batista considera que “não precisará de crescer muito em números, mas precisará de continuar a crescer na qualidade e na afirmação”.

 

João Oliveira: “Este evento nasceu grande”

 

O trajeto da primeira edição, em 2018, começou em Monção, passou por Melgaço e terminou novamente em Monção. Em 2019 foi o inverso. Este ano, será como na edição inicial – partida e chegada em Monção, com passagem por Melgaço. 

“Este evento nasceu grande. Logo na primeira edição teve mais de dois mil participantes [em 2019 chegou aos 2.200]. Mais importante do que crescer, é melhorar e cimentar tudo aquilo que temos vindo a desenvolver”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira. “Isto para que fique claro para todos de que este é, sem dúvida, não o maior mas o melhor Granfondo de Portugal”.

“É uma prova que une ainda mais Monção e Melgaço numa estratégia conjunta que temos vindo a desenvolver na promoção do nosso vinho Alvarinho. É uma sorte… mas a sorte também dá trabalho e temos feito esse trabalho com a promoção desta casta rainha. Um trabalho que já está a dar frutos”, acrescentou ainda o autarca monçanense.

 

Subida ao Alto de Alcobaça

 

Das novidades deste ano, para além da alteração das distâncias, destaca-se também a subida ao Alto de Alcobaça – a subida-rainha que irá colocar à prova a força e a resistência dos ciclistas do Granfondo e do Mediofondo. A 921 metros de altitude e com inclinação de 4%, será indubitavelmente um momento decisivo nestas provas. No Minifondo, a subida mais árdua será a de Pomares, a 554 metros de altitude, com inclinação de 4%.

À semelhança dos anos anteriores, irá também ter lugar no dia da prova o Granfondo Kids, prova destinada a crianças, e uma caminhada solidária cuja receita das inscrições irá reverter para uma associação local.

Monção&Melgaço Granfondo – A Origem do Alvarinho é organizado pela Bikeservice. Conta com o apoio dos Municípios de Monção e de Melgaço. As inscrições podem ser feitas clicando AQUI.

 

[Fotografia: Arquivo  / Matias Novo 2019]

 

PUB

 

 

 

 

Últimas