PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Melgaço

Monção/Melgaço: Granfondo promete ‘sprint’ brutal na hotelaria da região

20 Dezembro, 2017 - 03:14

365

0

Em setembro de 2018 a região do alvarinho recebe, pela primeira vez, um granfondo. O Monção e Melgaço Granfondo espera atrair cerca de dois mil participantes e já tem confirmadas […]

Em setembro de 2018 a região do alvarinho recebe, pela primeira vez, um granfondo. O Monção e Melgaço Granfondo espera atrair cerca de dois mil participantes e já tem confirmadas presenças internacionais. O evento ciclístico foi apresentado em Melgaço, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e que o considerou desde já como aliado número um para colocar o território, e Portugal, no mapa do turismo. “Esta prova tem tudo para mostrar o que as pessoas procuram, que é o luxo, a autenticidade!”, disse a governante.

O Monção e Melgaço Granfondo promete ser a simbiose perfeita entre clima, paisagem e paixão pela bicicleta. Manuel Zeferino, o antigo ciclista e organizador do evento, destaca a localização geográfica, a beleza do território e a proximidade com a Galiza os indicadores chave para conquistar os amantes da modalidade. “Levaremos os participantes a conhecer alguns dos locais emblemáticos da região, como a Serra da Peneda, passando por entre vinhedos e aldeias históricas como Castro Laboreiro, Santo António Val de Poldros, Lamas de Mouro, Parada do Monte, Branda da Aveleira ou Portela do Alvite”, adiantou.

O evento com partida e chegada em Monção e passagem por Melgaço oferece três distâncias: Granfondo com 140 km, Mediofondo com 104 km e o Minifondo, com 62 km. “Seja qual for o escolhido, há pelo menos uma certeza: a beleza das paisagens, repletas de verde e cursos de água”, promete a organização. Entre outras grandes figuras do ciclismo mundial estão já confirmadas as participações do campeão do mundo de estrada, Rui Costa, do espanhol Alberto Contador, dos galegos Óscar Pereiro, que venceu a ’tour’ de França, Álvaro Pino, que conquistou a Volta a Espanha, e dos portugueses Marco Chagas e Joaquim Andrade.

O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, acredita que “o evento mobilizará à nossa região muitas pessoas, não só atletas, como curiosos movidos pela adrenalina do ciclismo. A prova será, com toda a certeza, um evento de grande promoção para o território e para o seu ex-libris, o Alvarinho”. O edil melgacense considera ainda que “a prova será mais uma das nossas apostas para atrair visitantes ao nosso município. Melgaço é um destino de natureza por excelência, com características geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque na região Norte de Portugal. Queremos que seja um evento de referência: ganha o território, os produtores, a economia, ganhamos todos”.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, salienta sobretudo aquele que será “um evento de promoção à sub-região. É isso que é importante e é nisso que temos apostado!”. O autarca monçanense considera ainda que esta prova “significa que o nosso território continua a chamar investimento de privados. Estaremos cá para mostrar o que temos de melhor e aquilo que sabemos fazer de melhor!”. O edil mostra-se também muito satisfeito com as perspetivas ao nível de ocupação hoteleira associadas a este evento. “O próprio Hotel das Caldas já está totalmente reservado pela organização. O que irá naturalmente acontecer será uma grande procura para além de Monção e Melgaço. Quer do lado da Galiza, quer em todo o Alto Minho. E isto é muito positivo! Este é o tipo de eventos em que tempos de apostar”.

O Monção e Melgaço Granfondo é aberto a profissionais, amadores e sociedade civil. As inscrições, com um custo de 30 euros para atletas federados e de 35 euros para não federados, abrem no próximo dia 29 de dezembro.

 

Últimas