Os municípios de Monção, Melgaço e Valença marcaram presença esta sexta-feira, no concelho galego vizinho de As Neves, na cerimónia de abertura da 32ª edição da Festa do Requeijão e do Mel.
O certame decorre até ao final do dia de hoje, sábado, na Praça Maior daquele concelho. Recorde-se que este evento foi já declarado Festa de Interesse Turístico da Galiza.
Monção esteve representado através de Célia Rodrigues, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara. Melgaço e Valença estiveram representados através dos Presidente de Câmara, José Albano Domingues e José Manuel Carpinteira, respetivamente.

[crédito fotografia: Concello As Neves]

[crédito fotografia: Concello As Neves]
Trata-se de um evento que se realiza desde 1991, sempre à Sexta-Feira Santa.
Visitantes de toda a Galiza deslocam-se a esta localidade para provar o requeijão, degustado com o melhor mel da cooperativa ou com os vinhos tintos do Condado. Para além destes produtos, a feira inclui também pratos como polvo à feira, enchidos ao vinho e, claro, música.

[crédito fotografia: Concello As Neves]

[crédito fotografia: Concello As Neves]
Além da componente gastronómica, realizam-se cursos, conferências e seminários dedicados ao requeijão e ao mel.
Na elaboração do requeijão utiliza-se apenas leite de vaca produzido na Galiza e fermentos lácteos, sem conservantes nem estabilizantes.
Embora tradicionalmente fosse uma sobremesa, o requeijão de As Neves tem múltiplas utilizações em pratos salgados.
É difícil apontar uma data exata para a origem do requeijão de As Neves, mas sabe-se que os peregrinos que percorriam o chamado Caminho da Rainha eram presenteados com requeijão ao passar pela zona em direção a Compostela.
O mel é também um produto tradicional do Condado e de A Paradanta, beneficiando de excelentes condições de produção devido à abundância e diversidade de plantas melíferas.
Urze, eucalipto, castanheiro e silva são algumas das espécies de onde as abelhas recolhem o néctar para produzir este mel.
Comentários: 0
0
0