PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Mar de gente recebeu imagem de Nossa Senhora de Fátima

19 Junho, 2015 - 23:13

188

0

Peregrinação de 12 meses às dioceses portuguesas situa-se no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das Aparições de Fátima.

Um mar de gente. Centenas de pessoas receberam ao final da noite desta sexta-feira, em Monção, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. E nem a hora e meia de atraso chegou para abalar a devoção ao «Altar do Mundo». “É principalmente a fé que me leva a estar aqui. Nunca assisti a um acontecimento destes na vila e talvez nem volte a presenciar”, disse à Vale do Minho Maria Rosa Rodrigues, residente em Monção. Mais à frente, também natural do ‘berço do Alvarinho’, José Caldas olhava para o fundo da estrada a ver se avistava o carro que transportava a imagem da Virgem. “Acima de tudo é a fé que me leva a estar aqui”, disse. “Sinto-me muito feliz e emocionado”, confessou.
Entre conversas e olhares ansiosos, a “Raínha de Portugal” surgiu finalmente no horizonte. A multidão aplaudiu. Numa questão de segundos, contrariou o ‘rótulo’ de «Baixa Densidade» que há meses lhe foi colado noutras paragens. Tornou-se densa. Muito densa.
Os bombeiros formaram. A GNR abriu caminho. Um novo aplauso espontâneo percorreu cada recanto da massa humana. As orações saíam com mais convicção que nunca. A Virgem foi então colocada no andor. Começava a procissão de velas em direção à Igreja Matriz.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, recorde-se, vai permanecer em Monção até este sábado cujo programa começa com a oração da manhã (8h00), celebração penitencial e confissões (10h00/15h00), oração de Angelus e terço (12h00). Vai seguir-se a exposição do Santíssimo Sacramento (13h00), e oração da tarde (17h00). Às 18h15, celebra-se a Eucaristia, seguindo-se a procissão até ao largo da antiga estação da CP, local onde decorrerá a despedida com a imagem de Nossa Senhora de Fátima a rumar a Paredes de Coura.
Esta imagem é a que foi entronizada na Basílica de Fátima, em 2003, e que percorreu o mundo na década de 50 do século XX. Até maio de 2016 percorrerá todas as dioceses do continente e ilhas. A peregrinação de 12 meses às dioceses portuguesas situa-se no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das Aparições de Fátima.

Últimas