O manto branco da neve já cobre a Branda de Stº António de Val de Poldros, na freguesia de Riba de Mouro, em Monção.
O dia de amanhã promete nesta localidade cimeira monçanense.
Recorde-se que os flocos começaram a cair ao início da noite deste sábado. As previsões meteorológicas confirmaram-se e a acumulação foi célere.
Sobre a Branda de Stº António de Val de Poldros
Durante a Idade Média, a economia agropecuária da região do Alto Minho desenvolveu-se, ganhando as práticas nómadas uma forte expressão.
Assim, surgiram as brandas ou inverneiras, existindo ainda hoje vários exemplos deste tipo de povoados abertos em locais de montanha.
A Branda de Santo António de Vale de Poldros é um desses locais, tendo origens remotas.
Localizada a meia encosta, a pouco mais de 1.000 metros de altitude, esta branda ergue-se sobranceira ao rio Vez, proporcionando fantásticas panorâmicas sobre toda a região.
Neste lugar, profundo e silencioso, encontra-se um enorme número de cardenhas, construções rudimentares feitas totalmente em granito e xisto.
Nos meses de Verão, estes espaços são ocupados por pastores e agricultores, sendo o piso inferior destinado ao gado e o superior à habitação.
Junto a estas cardenhas existem ainda algumas moradias de veraneio, as quais foram aparecendo ao longo dos anos.
Comentários: 0
1
1