PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Mais de 60 crianças receberam manuais escolares das mãos da Autarquia

1 Setembro, 2015 - 11:39

126

0

Responsáveis do Banco Municipal de Livros Escolares apelam à estima dos manuais durante o ano letivo.

Mais de 60 crianças de Monção receberam esta terça-feira das mãos da autarquia os manuais escolares para o próximo ano letivo. A iniciativa, levada a cabo pelo Banco Municipal de Livros Escolares, pretende desta forma ajudar as famílias de Monção nesta fase de regresso às aulas. “É um período em que as famílias têm um gasto económico muito elevado. Foi por isso que há quatro anos que nós, Câmara de Monção, decidimos criar este Banco Municipal – a pensar por um lado neste objetivo económico mas mas também na solidariedade e no ambiente. Ao fim e ao cabo, estamos a falar de papel”, disse Eliana Costa, do Banco Municipal de Livros Escolares.
Criado há quatro anos, o Banco tem vindo a crescer. “Temos tido muitos manuais entregues pelas famílias, mas muitos deles não são passíveis de ser utilizados no ano letivo seguinte. É por isso que muitas vezes temos de lidar com a frustração das famílias quando nos entregam 10 manuais e depois a suas crianças só recebem três ou quatro. Isto porque os manuais sofrem muitas alterações”, explicou Eliana Costa. O balanço positivo foi corroborado pelo vereador Paulo Esteves para quem “as famílias estão a aperceber-se da necessidade de estimar os livros por forma a doá-los a outras famílias e assim não pagarem tanto. Para além do aspeto ambiental, um dos objetivos deste projeto é também fazer com que os encarregados de educação despendam menos recursos económicos”.
Aos encarregados de educação presentes no auditório Municipal, Eliana Costa fez questão de lembrar que “esta iniciativa só faz sentido se nós continuarmos a apostar nela, ano após ano. O Banco Municipal de Livros escolares trabalha com o volume de livros entregues. Ou seja, se para o ano eu optar por não entregar os meus livros, não vamos ter manuais escolares para entregar às outras famílias”. E aos mais pequenos, quase previsivelmente, a responsável apelou à estima dos livros. “Ao longo de todo o ano devemos cuidar do manual escolar. Mantê-lo limpo. Evitar escrever com caneta e escrever sempre a lápis. Tentar rabiscar pouco. Tentar ter cuidado na viragem das páginas para que aquele manual vá nas melhores condições possíveis para a criança seguinte”, concluiu.

Últimas