PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Luz verde para rede de saneamento em Messegães e zonas baixas de Valadares e Sá

8 Abril, 2017 - 00:29

153

0

Candidatura foi aprovada no âmbito do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

Apresentada pela Câmara Municipal de Monção, a candidatura para instalação da rede de saneamento em Messegães e nas zonas baixas de Valadares e Sá, 1ª fase, foi aprovada no âmbito do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.
O investimento ilegível situa-se em 667.800,00 ¤, beneficiando de uma taxa de financiamento comunitária na ordem dos 85%. O objetivo geral incide na melhoria das condições de vida dos residentes nos locais abrangidos, bem como na proteção e valorização do meio ambiente.
Em linhas gerais, a presente intervenção na União de Freguesias de Messegães, Valadares e Sá consta da construção de seis redes de saneamento numa extensão ligeiramente superior a oito quilómetros, cinco condutas adutoras, cinco estações elevatórias e uma ETAR.
Em Messegães, os poços de bombagem e as respetivas redes de drenagem gravíticas serão localizados nos lugares de Pereiro, Vila e Cachada. A partir daqui, através de condutas elevatórias, os efluentes serão conduzidos para uma caixa de visita situada no local mais alto da rede de drenagem.
Chegados aqui, serão drenados para um poço de bombagem situado numa área intermédia entre Messegães e o lugar da Cova, em Valadares. Neste ponto, os efluentes serão conduzidos para a ETAR. Em Valadares, o poço de bombagem ficará situado no lugar da Portela enquanto os efluentes dos lugares de Albergaria e Bemposta serão conduzidos por gravidade para a ETAR.
A luz verde desta candidatura, muito ansiada pela autarquia monçanense, executivo local e população residente, surge no seguimento da aprovação de outras candidaturas apresentadas pelo município com o objetivo de elevar a qualidade de vida dos munícipes e potenciar a defesa do meio ambiente.
Referência para o abastecimento de água ao domicílio na freguesia de Merufe, investimento que fecha o ciclo da água no concelho de Monção, constando da construção de infraestruturas como rede de distribuição, estações e condutas elevatórias e reservatório em Santo André.
Também para o saneamento básico em Mazedo, Cambeses, Longos Vales, Troviscoso e Troporiz. A intervenção consiste na construção de infraestruturas de saneamento de águas residuais, incluindo a rede de drenagem de saneamento residual, estações e condutas elevatórias.

Últimas