PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Lotação esgotada para assistir a documentário sobre memórias de 300 idosos

18 Setembro, 2022 - 06:54

875

2

‘Trilogia dos Vales’.

Lotação esgotada no Cine Teatro João Verde, em Monção, para a apresentação este domingo de um filme documentário baseado nas memórias de 300 idosos que vivem sós em várias freguesias de Monção e musicado, ao vivo pelo coletivo artístico Space Ensemble.

 

Intitulado Trilogia dos Vales, o filme começou a desenvolvido desde janeiro e procurou os idosos que vivem isolados, no território de Monção, recolhendo as suas vivências e histórias.

 

A obra integra a segunda edição da Trilogia dos Vales, um projeto artístico com a comunidade, em que a identidade e memória coletiva são a inspiração para este espetáculo final sobre os três vales de Monção: Minho, Mouro e Gadanha.

 

“São valorizados, neste trabalho comunitário, os trabalhos agrícolas, os ritmos da criação dos trabalhos do linho; as memórias de uma professora primária, que retratam a forma como cresceu; as artes e ofícios, a poesia popular, os usos e costumes, a arte e a beleza dos produtos que a terra dá e o homem consegue transformar como alimento”, disse a organização à Rádio Vale do Minho.

 

Em 2017, a primeira edição do projeto resultou na apresentação de um espetáculo em três atos que envolvia várias associações locais e trabalhava com pessoas de todas as idades, que viviam em lares ou frequentavam centros de dia, mas a segunda edição focou-se na inclusão de idosos em isolamento que não estão institucionalizados.

 

O objetivo, de acordo com a organização, é “contribuir para o envelhecimento ativo destas pessoas e para a sua valorização”.

 

“O filme deste espetáculo vai a ser apresentado de forma itinerante nas várias freguesias de Monção, à boa maneira de trabalhar do CLDS que tenta sempre descentralizar as suas atividades, chegando ao maior número de pessoas, para que se possa promover um evelhecimento ativo e combater a exclusão social”, adiantou ainda a organização à Rádio Vale do Minho.

 

A segunda edição da Trilogia dos Vales é promovida pelo Contratos Locais de Desenvolvimento Social–4G (CLDS–4G) de Monção, em parceria com a Associação Cultural Rock`n`Cave, que convidaram o coletivo artístico Space Ensemble, para musicar, ao vivo, o espetáculo que terá a duração de 70 minutos.

 

O início está marcado para as 16h00.

 

 

[Fotografia: trilogiadosvales.com]

Últimas