PUB
O Museu Etnográfico de Longos Vales, em Monção, está a tornar-se um local de visita obrigatória para todos os turistas e amantes da cultura popular. Situado na antiga Escola Primária daquela freguesia, o espaço tornou-se uma realidade em 2011.
O equipamento, que reúne um considerável espólio de instrumentos do mundo rural, nasceu com o objetivo de divulgar antigos ofícios e modos de vida da freguesia de Longos Vales, valorizando e colocando à disposição do público uma herança cultural e etnográfica coletiva.
Eduardo Cardoso, natural da freguesia e mentor do projeto, tem vindo a apetrechar o espaço com novos utensílios e equipamentos. É desta forma que vai enriquecendo, de ano para ano, a estrutura dedicada ao mundo rural.
Muito recentemente, o responsável recebeu a visita de cerca de duas dezenas de frequentadores da Universidade Sénior do concelho. A tarde ficou marcada pela convivialidade, vivência rural e recordações de infância.
Na visita marcou também presença o presidente da Junta de Freguesia de Longos Vales, Pedro Rodrigues. O autarca mostrou-se obviamente orgulhoso de um espaço que tem sido uma mais valia para a localidade na área cultural. Na ocasião, Eduardo Cardoso mostrou as peças mais recentes do museu: uma malhadeira de centeio e um oratório.
O Museu Etnográfico de Longos Vales mostra utensílios de campo, de cozinha e objetos ligados ao linho. Desta forma, quem passar por este espaço cultural pode reviver vivências de antigamente e apreciar, entre outros objetos, carros de bois, potes do alambique, pipos de vinho, malhadores e debulhadores de espigas, sachadeiras, cabaças, entre outros.