PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Lisboa: Mais um esqueleto encontrado no ‘Solar dos Presuntos’… e trazia anel no dedo

10 Abril, 2019 - 17:31

388

0

Foi encontrado mais um esqueleto milenário no restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, conhecido pela “Alta Cozinha de Monção” que proporciona aos clientes. Recorde-se que, no passado mês de dezembro, […]

Foi encontrado mais um esqueleto milenário no restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, conhecido pela “Alta Cozinha de Monção” que proporciona aos clientes. Recorde-se que, no passado mês de dezembro, este estabelecimento foi notícia após ter sido descoberto nas traseiras um cemitério com cerca de 2 mil anos.

Ao longo das escavações, os arqueólogos encontraram um total de 28 esqueletos. Mas surgiu mais um… e vinha com um anel num dos dedos da mão. De acordo com a notícia avançada pelo jornal TimeOut Lisboa, os especialistas ainda não conseguiram determinar o material em que foi fabricado o objeto. Entretanto, a Rádio Vale do Minho já entrou em contacto com o Solar dos Presuntos que nos confirmou a descoberta.

Para além dos esqueletos, prossegue ainda o TimeOut Lisboa, “não param de aparecer vestígios arqueológicos”. No entanto, após este achado curioso “é pouco provável que voltem a aparecer mais achados arqueológicos, até porque os trabalhos estão a alcançar uma área mais rochosa no espaço onde decorrem as escavações”, explica o mesmo site.

 

Um cemitério de dois milénios

 

Tudo começou em 2016 com a descoberta de um cemitério com perto de dois milénios de idade. De acordo com a notícia avançada pela revista Sábado, foram descobertos no total 28 esqueletos e outros artefactos nas traseiras durante as obras de expansão do estabelecimento, inaugurado em 1974. Foi encontrada também parte de uma necrópole romana metros abaixo da Calçada do Lavra. “É possivelmente o vestígio de necrópole romana mais bem preservado encontrado nos últimos tempos”, garantiu na altura à Time Out Lisboa Paulo Rebelo, da NeoÉpica, a empresa de arqueologia que acompanhou a exploração.

 

PUB

 

Embora descobertas em 2016, só um ano depois é que as ossadas foram retiradas por inteiro, devido ao cuidado requerido no processo de escavação. Os esqueletos foram apresentados ao público em Novembro, durante uma sessão organizada pelo Centro de Arqueologia de Lisboa, e estão agora a ser estudados.

Para o responsável da empresa de arqueologia, as descobertas no Solar dos Presuntos permitem ter “um conhecimento mais estruturado da história da Lisboa romana” e alertam também para “o risco de perder uma parte importante do nosso passado”.

Recorde-se que o Solar dos Presuntos, um dos mais reputados restaurantes da capital, é gerido pelo Chef Evaristo Cardoso, que apadrinhou a candidatura da Mesa de Monção ao concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa “Monção está dentro de mim! Quando me convidaram, senti uma grande honra em servir Monção”, disse o mestre da cozinha local durante uma cerimónia decorrida em agosto, no Museu do Alvarinho.

Entre os nomes mais famosos que já passaram pelo Solar dos Presuntos figuram nomes como Cristiano Ronaldo, David Beckam e Pinto Balsemão.

 

[Fotografias: Todos os créditos – Duarte Drago]

 

Um dos muitos artefactos encontrados durante as escavações no Solar dos Presuntos

 

PUB

 

Últimas