A freguesia de Lara, em Monção, retomou este ano a tradição de cantar os Reis pelas casas daquela localidade.
Numa iniciativa da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Santa Eulália de Lara com o apoio do Grupo Coral de Lara, dezenas de músicos e cantores de todas as idades vão batendo de porta em porta.
Os donos das casas abrem… e segue-se a cantoria, com temas alusivos à época: ora se anuncia o nascimento de Jesus Cristo, ora a desejar bom ano às famílias.
“Tem sido uma experiência muito agradável tanto para os visitantes cantadores como para os visitados a quem direcionamos um gesto de carinho. Devolvem-nos com reconhecimento e incentivo para continuarmos”, disse a Associação de Stª Eulália à Rádio Vale do Minho.
“Esta partilha de sentimentos nesta quadra ainda festiva enche-nos o coração e encoraja-nos a seguir em frente com mais confiança e determinação para superarmos desafios que nos vão surgindo, esperando que 2025 nos traga novas vitórias e conquistas”, acrescenta.
Veja o vídeo [crédito: Associação Stª Eulália]
[crédito fotografia: Associação Stª Eulália]
[crédito fotografia: Associação Stª Eulália]
O cantar dos Reis (ou reisadas) é uma tradição secular portuguesa, celebrada por volta do dia de Reis. Grupos de populares tocam e cantam às portas das casas, invocando a celebração da visita dos três Reis Magos para pedir esmolas e donativos.
É muito semelhante à tradição das janeiras, que usa como pretexto o ano novo.
O costume é já referido no final do século XVI em duas obras do dramaturgo português António Prestes: Auto do Procurador e Auto dos Dous Irmãos.
Comentários: 0
0
0