Menu

+

1

1

Monção

Monção: Jovens retiraram mais de 140 kg de lixo das margens do rio Minho

14 Março, 2023 - 18:12

1416

1

Ambiente.

Para assinalar o Dia Internacional de Ação pelos Rios, realizou-se esta terça-feira, no âmbito do projeto ibérico Mares Circulares, promovido pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), uma ação de sensibilização ambiental e limpeza das margens do rio Minho.

 

A iniciativa teve lugar na Lodeira, junto à ponte internacional entre Monção e Salvaterra do Miño, contando com a presença de elementos da LPN, Associação “Raia” e 80 alunos do concelho (duas turmas da Escola Secundária de Monção e duas turmas da EPRAMI, polo de Monção), acompanhados pelos professores.

 

A Câmara Municipal de Monção esteve representada pela Vereadora da Educação, Saúde, Juventude e Bem-Estar Animal, Daniela Fernandes.

 

A responsável realçou a relevância destas ações na promoção de uma consciência ecológica nos jovens monçanenses, realçando o seu contributo no tocante à preservação da natureza e sustentabilidade ambiental.

 

A iniciativa resultou na recolha de 40 quilogramas de plástico, 33 de vidro e 74 de material indiferenciado. A estes valores, soma-se um para-choques, um barril de óleo e alguns pneus. Enquadrada no projeto ibérico “Mares Circulares”, a ação decorreu, também, no Parque da Canuda, em Salvaterra do Miño.

 

A LPN é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos. Fundada em 1948, é a ONGA mais antiga da Península Ibérica. A sua missão é contribuir para a conservação da natureza e defesa do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

 

O Mares Circulares é um projeto ibérico que incentiva a economia circular, a sensibilização e formação ambiental para a gestão de resíduos e a promoção da cidadania ativa ao nível do voluntariado, contando, a nível nacional, com a parceria entre LPN e a Coca-Cola Europacific Partners.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Tópicos:

#Ambiente

Últimas