PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção já se apronta para um evento nunca antes visto

21 Setembro, 2022 - 14:49

4681

0

Desfile Nacional do Traje Popular Português.

Monção já está a aprontar-se para o Desfile Nacional do Traje Popular Português. O evento, que vai acontecer pela primeira vez em Monção, realiza-se no próximo sábado pelas 21h30, na envolvente da Estátua da Danaide, no Largo do Loreto, em pleno centro histórico da vila.

 

No local já está a ser montada a estrutura por onde passará o evento. Haverá uma passerele e mais de 60 metros [e não 40, conforme inicialmente avançado] de bancadas destinadas ao público.

 

A iniciativa, que vai para a 25ª edição, conta com a presença de representantes de todas as regiões etnográficas do País, com exceção das ilhas.

 

De edição para edição, o evento tem ganho notoriedade e o número de participantes tem vindo a aumentar. Este ano, aguarda-se a presença de mais de 1.200 participantes de ranchos folclóricos federados. No caso de Monção, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe e o Grupo Folclórico Estrela dos Vales.

 

A tocata será constituída por agrupamentos folclóricos de Monção, nomeadamente, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, a Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros, a Associação “Os Moleirinhos do Gadanha”, e o Grupo de Danças e Cantares de Mazedo.

 

Com orientação do Conselho Técnico Regional do Alto Minho da Federação do Folclore Português, na tocata participará, também, a Associação Cultural “Segadas de Maio”. Referência, ainda, para a presença de algumas representações de comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, destacando-se a Casa de Portugal em Andorra e o Grupo Folclórico Alma Lusa, vindo do Brasil.

 

O Desfile Nacional do Traje Popular Português tem como objetivo a divulgação e valorização do modo de trajar do povo português nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, bem como a promoção da arte, riqueza e diversidade do traje nacional.

 

É uma iniciativa organizada pela Federação do Folclore Português. Conta o com apoio da Câmara Municipal de Monção e da Fundação INATEL.

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

Últimas