Monção já está a aprontar-se para o Desfile Nacional do Traje Popular Português. O evento, que vai acontecer pela primeira vez em Monção, realiza-se no próximo sábado pelas 21h30, na envolvente da Estátua da Danaide, no Largo do Loreto, em pleno centro histórico da vila.
No local já está a ser montada a estrutura por onde passará o evento. Haverá uma passerele e mais de 60 metros [e não 40, conforme inicialmente avançado] de bancadas destinadas ao público.
A iniciativa, que vai para a 25ª edição, conta com a presença de representantes de todas as regiões etnográficas do País, com exceção das ilhas.
De edição para edição, o evento tem ganho notoriedade e o número de participantes tem vindo a aumentar. Este ano, aguarda-se a presença de mais de 1.200 participantes de ranchos folclóricos federados. No caso de Monção, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe e o Grupo Folclórico Estrela dos Vales.
A tocata será constituída por agrupamentos folclóricos de Monção, nomeadamente, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, a Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros, a Associação “Os Moleirinhos do Gadanha”, e o Grupo de Danças e Cantares de Mazedo.
Com orientação do Conselho Técnico Regional do Alto Minho da Federação do Folclore Português, na tocata participará, também, a Associação Cultural “Segadas de Maio”. Referência, ainda, para a presença de algumas representações de comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, destacando-se a Casa de Portugal em Andorra e o Grupo Folclórico Alma Lusa, vindo do Brasil.
O Desfile Nacional do Traje Popular Português tem como objetivo a divulgação e valorização do modo de trajar do povo português nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, bem como a promoção da arte, riqueza e diversidade do traje nacional.
É uma iniciativa organizada pela Federação do Folclore Português. Conta o com apoio da Câmara Municipal de Monção e da Fundação INATEL.
Comentários: 0
1
1