PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção
País

Monção: ISQ desenvolve canhão balístico para aviões do futuro [VÍDEO]

13 Abril, 2021 - 23:11

364

0

PUB O ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), que tem um dos laboratórios em Monção, está a desenvolver um canhão balístico para aviões do futuro. A reportagem da SIC esteve […]

PUB

O ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), que tem um dos laboratórios em Monção, está a desenvolver um canhão balístico para aviões do futuro. A reportagem da SIC esteve no local onde este canhão está a ser testado. No entanto, na peça não é dita a localização do mesmo.

A Airbus é o promotor do projeto. Não se trata de um canhão bélico, mas sim com o objetivo de testar a resistência dos materiais que serão usados em cockpits de aviões. 

Dentro de uma casa discreta, os investigadores do ISQ dão tiros com esferas de metal e bolas de gelo. Saem do canhão a velocidades entre os 500 e os 600 Km/h. Furam metal como se fosse manteiga.

Os aviões do futuro terão de ser feitos com novos materiais “por questões de eficiência e também por questões ambientais. Quando mais reduzido o peso do avião, mais capacidade de carga ele tem e menos combustível gasta”, explicou à SIC Manuel Lopes, do Departamento de Investigação e Desenvolvimento do ISQ.

O ISQ, que tem laboratório em Monção desde julho de 20219, é uma entidade privada e independente, com cerca de 50 anos de atividade, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica. Nas últimas décadas, o enquanto entidade inspetora, o ISQ esteve envolvido nos grandes projetos industriais e civis realizados em Portugal.

A nível internacional é de referir o envolvimento em centenas de projetos internacionais de I&D e os trabalhos realizados para entidades como o CERN e a ESA. Com uma presença internacional significativa, desenvolve atividade em toda a Europa e em mais de 20 países de outros continentes.

 

Veja a reportagem AQUI

 

[Fotos capa: Rádio Vale do Minho / SIC]

 

PUB

Últimas