PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Incêndios: Sessões de esclarecimento nas freguesias começam no próximo sábado

1 Fevereiro, 2018 - 02:09

408

0

É já no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, que arrancam as sessões de sensibilização nas 33 freguesias do concelho de Monção (antiga denominação administrativa), onde a Câmara Municipal irá […]

É já no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, que arrancam as sessões de sensibilização nas 33 freguesias do concelho de Monção (antiga denominação administrativa), onde a Câmara Municipal irá esclarecer as populações locais sobre as alterações do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

As primeiras localidades a receber esta iniciativa, no sábado, serão Anhões (9h30), Luzio (11h00), Sago (15h00), Lordelo (16h00), e Parada (17h00). No dia seguinte, domingo, as sessões continuam em Riba de Mouro (15h00) e Tangil (17h30). O périplo vai continuar nos fins de semana seguintes. Nesta iniciativa, o presidente da Câmara, António Barbosa, estará acompanhado pelo recém-criado gabinete de Proteção Civil.

 

Números negros que tão cedo não vão sair da memória

 

 

Apesar de grande parte dos incêndios terem ocorrido no centro de Portugal, o concelho de Monção também sofreu, e muito, com a propagação imparável das chamas que, inclusive, transpuseram o rio Minho, chegando ao concelho galego de As Neves.

Além de dois falecimentos indiretos, por inalação de fumo e queda na salvaguarda de alfaias agrícolas, os incêndios, que aconteceram em várias freguesias, resultaram numa área ardida de aproximadamente cinco mil hectares, sensivelmente um quarto do território concelhio.

Iniciados na noite de sábado, 14 de outubro, e terminados na manhã de segunda-feira, 16 de outubro, os fogos destruíram cinco primeiras habitações e 17 segundas habitações. Quatro empresas dedicadas à transformação de madeira e pedra sofreram danos consideráveis.

Os seculares espigueiros, símbolo da identidade cultural da região e apego à ruralidade, bem como várias quintas de produção de vinho Alvarinho, economia relevante na nossa terra, Berço do Alvarinho, foram severamente atingidas pela imprevisibilidade das chamas.

 

 

Últimas