PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Inaugurado o novo Centro de Atividades da APPACDM – Veja as FOTOS

18 Junho, 2022 - 11:33

779

0

Novo equipamento fica localizado no lugar de Pousa.

Foi inaugurado esta sexta-feira o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM de Monção. Está localizado no terreno da antiga Escola Primária de Pousa.

 

A cerimónia contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, do Diretor da APPACDM de Viana do Castelo, Luis Costa, e da Diretora Distrital da Segurança Social, Cristina Oliveira.

 

Marcaram ainda presença a atual responsável da Delegação de Monção da APPACDM, Teresa Passos, e anteriores diretores da estrutura local.

 

Após descerramento da placa, visita às instalações, projetadas pelo arquiteto Paulo Gomes, e visualização de vídeo, tiveram lugar os discursos. Primeiro Teresa Passos. Em síntese, historiou todo o processo, desde a candidatura à construção, evidenciando orgulho e satisfação com o resultado final.

 

“Depois de tanto tempo de avanços e recuos, temos uma casa nova com todas as condições de funcionalidade”, referiu Teresa Passos, agradecendo o apoio da autarquia monçanense, entidades governamentais e empresas locais que colaboraram no apetrechamento das instalações.

 

 

Barbosa: “É uma alegria transformar o sonho em realidade”

Aberto e disponível para continuar a colaborar com a APPACDM de Monção na concretização de projetos futuros, António Barbosa referiu sentir “uma grande alegria por ajudar a instituição a transformar o sonho em realidade, contribuindo para dar uma resposta eficaz às necessidades da população na área da deficiência”.

 

Num discurso emocionado, António Barbosa lembrou que a nova estrutura, bem conseguida em termos de arquitetura e funcionalidade, valoriza o trabalho notável que a APPACDM presta no nosso concelho, destacando a forma competente e apaixonada da direção e das colaboradoras.

 

“A ação social, como a educação, são setores fundamentais em qualquer sociedade. Em Monção, estão na linha da frente das nossas prioridades. Podem contar connosco para, em conjunto, fazermos de Monção um concelho, cada vez mais solidário e inclusivo”, concluiu.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Monção]

 

 

“Sem o apoio da autarquia não seria possível avançarmos com a obra”

O diretor da APPACDM de Viana do Castelo, Luis Costa, observou que a nova estrutura, agora inaugurada, garante melhores condições aos clientes e colaboradores, respondendo às exigências de qualidade indispensáveis neste género de equipamentos.

 

Luis Costa referiu-se, tal como havia feito Teresa Passos, à necessidade de um novo lar residencial, com terreno já disponibilizado pela Junta da Freguesia de Monção e Troviscoso.

 

No final, agradeceu o apoio da autarquia monçanense considerando que “sem o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Monção, não teria sido possível avançarmos com a obra”.

 

Enaltecendo a qualidade espacial e funcional do equipamento, a Diretora Distrital da Segurança Social, Cristina Oliveira, natural de Monção, realçou os ganhos em termos de funcionalidade e fez votos que, todos, com força e engenho, consigamos o desejado lar residencial.

 

 

Investimento de 770 mil euros

O novo equipamento fica localizado no lugar de Pousa, no espaço da antiga escola primária, representando um investimento de 770 mil euros, com financiamento da Câmara Municipal de Monção, cerca de 250 mil euros, e do Programa FEDER, no âmbito do PDTC Alto Minho, no valor de 335 mil euros.

 

Com um montante inicial de 200 mil euros no referido programa de apoio para a construção do CACI, a Câmara Municipal de Monção alargou o financiamento até ao montante mencionado, em detrimento de outras intervenções, o que revela a importância do atual executivo na componente social.

 

A nova estrutura, com capacidade para 30 utentes, reforça a resposta social no território concelhio na área da deficiência, promovendo, por um lado, soluções capazes de assegurar a qualidade e modernização dos serviços atuais e, por outro, respondendo, com eficácia, às novas realidades sociais.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Últimas