PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: É hoje! – Este é o troféu que todos os monçanenses querem

7 Setembro, 2019 - 00:02

222

0

PUB Chegou o dia. Monção pode conquistar este sábado mais um feito inédito para o concelho. As Roscas de Monção vão novamente desfilar esta noite, em Montemor-o-Velho, na gala final […]

PUB

Chegou o dia. Monção pode conquistar este sábado mais um feito inédito para o concelho. As Roscas de Monção vão novamente desfilar esta noite, em Montemor-o-Velho, na gala final do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal e podem sair de lá elevadas a um entre os sete magníficos doces do nosso país. 

O início da grande final, com transmissão televisiva em direto pela RTP, está marcado para as 21h55. Até lá, ainda é possível votar nas Roscas de Monção através do 760 107 005. 

São 14 doces nesta final. Apenas sete sairão vencedores. A animação musical estará a cargo de Matias Damásio, Paulo Gonzo e da banda vencedora do programa La Banda, da RTP, BMRNG.

Entre os monçanenses, a esperança é mais do que muita. Depois de uma semana intensa de campanha sobretudo nas ruas e nas redes sociais, reaviva-se ainda mais o desejo de repetir a vitória do ano passado na final do concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. Recorde-se que a Mesa de Monção foi mesmo a que teve maior número de votos telefónicos, tendo ficado em primeiro lugar entre as sete eleitas.

Agostinho Correia, Grão-Mestre da Confraria da Foda [Cordeiro à Moda de Monção], foi um dos rostos desta vitória. É o principal fundador e atualmente diretor da Feira da Foda, certame que anualmente se realiza na freguesia de Pias, em homenagem a este prato típico do concelho.

“Estou muito confiante! De todas as propostas que tínhamos para este concurso, sempre achei que tínhamos um doce para ir longe. Acredito muito nas Roscas e acho que este sábado iremos trazer o troféu para Monção”, disse Agostinho Correia à Rádio Vale do Minho.

 

Agostinho Correia: “Acredito muito nas Roscas e acho que este sábado iremos trazer o troféu para Monção.”

 

O Grão-Mestre é um entre a cerca de uma centena de monçanenses que este sábado vão marcar presença na gala final do concurso. Dois autocarros vão partir da antiga estação da CP às 13h00. O presidente da Câmara Municipal, António Barbosa, e o vice-presidente, João Oliveira, estarão entre a comitiva de Deu-la-Deu.

“Claro que a Mesa de Monção tinha muitos mais produtos. Não só tinha o Cordeiro como também o Alvarinho… mas os monçanenses acreditam muito. As Roscas encaixam na perfeição como sobremesa para a nossa mesa”, concluiu Agostinho Correia com um sorriso.

 

Agostinho Correia: “As Roscas encaixam na perfeição como sobremesa para a nossa mesa.”

 

vida das Roscas de Monção não está a ser facilitada. Para além de ter de enfrentar gigantes de todo o país, há mais dois concorrentes minhotos na corrida [um do Alto Minho e outro do Baixo Minho]: os Charutos de Ovos dos Arcos de Valdevez e o Bolinhol de Vizela.

Quanto aos outros, são eles a Amêndoa coberta de Moncorvo; as Barrigas de Freira; os Bons Maridos; a Brisa do Liz; a Crista de Galo; a Filhós de Cabrela; o Folar de Olhão; o Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho; os Ovos Moles de Aveiro; o Pastel de Tentúgal; e o Porquinho Doce.

 As linhas deverão ser encerradas no decorrer da gala

 

[Fotografia: 7 Maravilhas Doces de Portugal / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas