Os dois grupos folclóricos da freguesia de Longos Vales, em Monção, cantaram os Reis este domingo no final da Eucaristia Dominical.
O momento aconteceu às portas da secular igreja, perante grande satisfação do Pároco, João Pedro Santos, e do Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Rodrigues.
Rancho Folclórico Estrela dos Vales e Rancho Folclórico Amigos de Longos Vales aceitaram o desafio lançado pela Paróquia e pela Junta de Freguesia. Soltaram todo o talento e foram aplaudidos pela comunidade.
Após a cantoria, realizou-se ainda um pequeno convívio, onde houve o tradicional bolo-rei, ofercido pela Junta de Freguesia.
Veja a galeria de fotos [JF Longos Vales]
O cantar dos Reis (ou reisadas) é uma tradição secular portuguesa, celebrada por volta do dia de Reis. Grupos de populares tocam e cantam às portas das casas, invocando a celebração da visita dos três Reis Magos para pedir esmolas e donativos.
É muito semelhante à tradição das janeiras, que usa como pretexto o ano novo.
O costume é já referido no final do século XVI em duas obras do dramaturgo português António Prestes: Auto do Procurador e Auto dos Dous Irmãos.
Comentários: 0
0
0