Menu

+

0

0

Monção

Monção: Hoje cantaram-se os Reis no final da Missa, em Longos Vales [FOTOS]

7 Janeiro, 2024 - 14:10

1657

0

Tradição.

Os dois grupos folclóricos da freguesia de Longos Vales, em Monção, cantaram os Reis este domingo no final da Eucaristia Dominical.

 

O momento aconteceu às portas da secular igreja, perante grande satisfação do Pároco, João Pedro Santos, e do Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Rodrigues.

 

Rancho Folclórico Estrela dos Vales e Rancho Folclórico Amigos de Longos Vales aceitaram o desafio lançado pela Paróquia e pela Junta de Freguesia. Soltaram todo o talento e foram aplaudidos pela comunidade.

 

Após a cantoria, realizou-se ainda um pequeno convívio, onde houve o tradicional bolo-rei, ofercido pela Junta de Freguesia.

 

 

Veja a galeria de fotos [JF Longos Vales]

 

 

 

O cantar dos Reis (ou reisadas) é uma tradição secular portuguesa, celebrada por volta do dia de Reis. Grupos de populares tocam e cantam às portas das casas, invocando a celebração da visita dos três Reis Magos para pedir esmolas e donativos.

 

É muito semelhante à tradição das janeiras, que usa como pretexto o ano novo.

 

O costume é já referido no final do século XVI em duas obras do dramaturgo português António Prestes: Auto do Procurador e Auto dos Dous Irmãos.

 

 

 

[Fotografias capa: JF Longos Vales]

Últimas