PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Hambúrguer de Cordeiro deixou Feira do Alvarinho com ‘água na boca’

4 Julho, 2015 - 14:52

238

0

Dezenas de portugueses e espanhóis provaram… e aprovaram criação culinária premiada da EPRAMI.

Provado e aprovado. Mais de três dezenas de curiosos – entre portugueses e galegos – aplaudiram este sábado, na Feira do Alvarinho, o novo “Hambúrguer de Cordeiro à moda de Monção”. Naquela que foi a primeira demonstração culinária do certame, o chefe Rui Ribeiro mostrou um dos maiores êxitos com a chancela da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI). “Já deste ontem que as pessoas falam neste prato. Tem tido bastante procura”, disse Rui Ribeiro à Vale do Minho. Trata-se essencialmente de um hambúrguer de carne picada de cordeiro, num pão feito com a calda do arroz que se faz para o prato tradicional, sobre uma base de maionese de alho, com cebola roxa caramelizada em vinho Alvarinho. O resto são segredos bem guardados. “Pretende assumir-se como um prato inovador, com bases na cozinha regional de Monção… mas sobretudo inovador”, realçou o chefe.
Recorde-se que este “Hambúrguer de Cordeiro” foi recentemente premiado com um segundo lugar. Pela mão de duas alunas da EPRAMI, o prato conquistou em Fevereiro a ‘medalha de prata’ no concurso “Hotelaria tem Talento”, promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. “O prato ainda não está a ser comercializado. Aproveitámos este fim-de-semana para promovê-lo aqui na Feira do Alvarinho. As pessoas primeiro estranham por ser de cordeiro… depois experimentam e gostam bastante”, contou. “Nesta altura a EPRAMI está a patentear a receita. Temos de reservar esses direitos, dado que fomos nós que o criámos. Depois, o hambúrguer irá aparecer em cada vez mais eventos”, adiantou.

Lampreia fora de época capta atenção de todos

Quase todos mostram espanto ao saber que o espaço EPRAMI, em pleno mês de Julho, disponibiliza lampreia empanada. Um produto fora da época habitual e que, só por isso, atrai desde logo a curiosidade de quem por lá passa. “Tivemos de proceder a um método de conservação. Tivemos de estufá-la na altura e depois congelámos. Foi colocada em vácuo e agora fazemos apenas a empanada para as pessoas poderem então sentir aquele sabor fora do tempo normal da lampreia”, explicou Rui Ribeiro. “Está a ter bastante sucesso”, concluiu.
A edição deste ano da Feira do Alvarinho está a ter lugar no Campo da Feira, em Monção. No certame, que se prolonga até domingo, marcam presença 108 expositores divididos por uma área coberta e outra descoberta. São esperados 70 mil visitantes.

Últimas