PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: ‘Hambúrguer de Cordeiro’ conquistou os mais pequenos

10 Outubro, 2015 - 18:11

236

0

Cerca de 30 crianças ficaram deliciadas com a premiada criação gastronómica da EPRAMI.

“Muito bom! Diferente, mas está muito bom!”. Palavras ditas e repetidas imensas vezes este sábado, em Monção, pelas três dezenas de crianças que participaram num ateliê culinário infantil sobre o «Hambúrguer de Cordeiro». Recorde-se que esta criação, com a chancela da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), foi este ano premiada com um segundo lugar. Pela mão de duas alunas daquela escola, o prato conquistou em fevereiro a ‘medalha de prata’ no concurso “Hotelaria tem Talento”, promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. No passado mês de Julho, este hambúrguer apresentou-se aos mais crescidos durante a Feira do Alvarinho. Agora tinha chegado a vez dos mais novos, e o hambúrguer surgiu na sua versão ‘mini’. Igual em tudo, menos no tamanho.
“Gosto muito de hambúrgueres. São bons. Sabem bem e têm muitas coisas que eu gosto, mas de cordeiro nunca provei”, disse-nos o Daniel, com apenas sete anos antes de colocar mãos à obra. Ao lado estava a Adriana, com nove anos e que admitiu também gostar muito de hambúrgueres. “Acho que este hambúrguer vai ser muito bom. Daqueles que normalmente como, gosto do ovo e salada”, contou à Vale do Minho. A mesma opinião foi partilhada pela Maria Teresa, de oito anos. “Já comi cordeiro e gostei, mas nunca comi em hambúrguer. Ainda hoje comi um hambúrguer no McDonald’s”, segredou-nos com um sorriso.
Minutos depois, já todos à volta de uma mesa, receberam a companhia do Chef Rui Ribeiro. Começaram por aprender como se faz o pão. Moldaram a massa e perceberam a importância de colocar os pães bem separados uns dos outros no tabuleiro. “Eles vão crescer [no forno]. Costuma dizer-se que é para ‘ganhar asas’. Esperemos que não voem”, brincou o chef com os mais pequenos.
Seguiu-se a moldagem da carne. Cada um com o seu pedaço nas mãos, não houve dificuldades em dar forma ao esperado ‘disco’ de hambúrguer. Enquanto isso, já as auxiliares de Rui Ribeiro colocavam os ingredientes nos pequenos pães a servir.
“O objetivo foi demonstrar às crianças que podem comer o tipo de comida que gostam, como é o caso do hambúrguer, mas com produtos nossos”, disse o chef Rui Ribeiro à Vale do Minho. “Tentar incutir-lhes o gosto pela tradição e pelos produtos cá da terra”, realçou.
Por onde tem passado, este ‘Hambúrguer de Cordeiro’ espalha deslumbre. Conquista o gosto de todos mas, para já, ainda não está à venda. “A EPRAMI está a tratar da patente. Só o tempo o dirá quando é que isso fica pronto”, explicou Rui Ribeiro que confessou “um enorme prazer” em fazer esta especialidade. “Sobretudo em representar aquelas duas alunas que o levaram a concurso e que trouxeram o prémio”, sublinhou.
De referir que este ateliê infantil integrou-se no programa do II Festival do Cordeiro à Moda de Monção. O certame arrancou esta sexta-feira e prolonga-se até este domingo. Conta com a participação de 23 restaurantes do concelho e um programa complementar que prevê animação de rua, workshops de tradições, noite de fado, baile, visitas ao centro histórico de Monção, demonstrações culinárias e tertúlias gastronómicas. Esta iniciativa é apoiada pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço e pela EPRAMI.

Últimas