A freguesia de Cambeses, em Monção, formalizou no dia de ontem os contratos de aquisição dos terrenos que vão dar lugar ao primeiro parque fluvial da freguesia e também à nova zona de lazer da rota da Camba.
“Trata-se da primeira fase do projeto que contempla a aquisição de três mil metros quadrados de terreno nas margens do ribeiro do Furriel e que se insere num projeto maior de valorização e recuperação das linhas de água e patrimonio hidrólogico da freguesia”, explicou a Presidente da Junta, Catarina Lourenço, à Rádio Vale do Minho.
[crédito fotografia: cedida pela JF à Rádio Vale do Minho]
[crédito fotografia: cedida pela JF à Rádio Vale do Minho]
“É um projeto que aposta essencialmente em três vetores: a recuperação e valorização do ribeiro do Furriel e toda a sua linha de açudes, charcas de regadio e canais de rega associados; a promoção turistica e recuperação das suas margens e dos moinhos de agua, pontilhões e construção de percurso pedonal turistico denominado rota da camba; e por ultimo a recuperação de toda a sua fauna e flora envolvida num projeto de educação e sustentabilidade ambiental”, prosseguiu.
[crédito fotografia: cedida pela JF à Rádio Vale do Minho]
Catarina Lourenço destaca que “a aquisição desta área de terreno é apenas o início de uma grande transformação ambiental que queremos promover em mais de 15 mil metros quadrados de área disponível na freguesia”.
“O parque fluvial vai permitir que as águas superficiais sejam aproveitadas e direccionadas para um espelho de agua significativo. Aportará valor turístico e de lazer como tambem reforçará a nossa capacidade disponivel de agua para combate aos incendios florestais”, apontou.
[crédito fotografia: cedida pela JF à Rádio Vale do Minho]
A primeira fase deverá iniciar-se já no próximo mês de janeiro. Deverá estar concluída até ao final do próximo ano.
A conclusão total do projeto está prevista para outubro de 2026.
Comentários: 0
0
0