PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Há algo de ‘familiar’ no próximo adversário do Desportivo

13 Setembro, 2022 - 16:18

532

0

Clubes das duas localidades medem forças no domingo.

As origens do Pevidém SC remontam a 1989. Nesses tempos ainda com outro nome, até porque o lugar que representam era a então freguesia de São Jorge de Selho, em Guimarães. Entretanto, em 1995, a freguesia foi elevada a vila e passou a chamar-se Pevidém.

 

São Jorge continua como padroeiro. Em 2006, o clube local de futebol é refundado e passa a ostentar o nome de Pevidém SC. No emblema mostra o santo a cavalo, em posição de vitória sobre o dragão. Algo de muito familiar para os monçanenses.

 

O combate entre S. Jorge e o dragão repete-se todos os anos, em Monção. É um dos pontos altos das Festas do Corpo de Deus que, neste concelho, são popularmente designadas como Festa da Coca, aludindo ao nome com que foi batizado o animal.

 

A luta acontece sempre ao final da tarde de quinta-feira, feriado de Corpo de Deus, no anfiteatro do Soito. A multidão enche a arena e, evidentemente, todos torcem por S. Jorge – que, contrariamente ao dragão, simboliza o bem.

 

As regras são simples: num primeiro round, o Santo tem de espetar uma lança por três vezes na boca do animal. Depois, já munido de uma espada, tem de cortar uma das orelhas da Coca.

 

 

Combate entre S. Jorge e a Coca é um dos pontos altos das Festas do Corpo de Deus, em Monção
[Fotografia: Arquivo/DR]

 

 

Ora, também as gentes de Pevidém são devotas de São Jorge.

 

Anualmente, em finais de abril, realizam-se nesta vila as maiores festividades locais que são dedicadas ao padroeiro. Um programa de cinco dias, de onde se destacam a Eucaristia em honra de S. Jorge, a Procissão Solene, Atuação de Bandas Filarmónicas entre outras iniciativas.

 

 

Cartaz da edição deste ano das festas de S. Jorge, de Pevidém

[Fonte: DR]

São mais de 10 mil habitantes numa vila que se destaca no Vale do Ave pela industrialização. Grande número de fábricas, sobretudo no setor têxil, dá emprego a centenas de pessoas.

 

O desafio entre o Desportivo de Monção e o Pevidém SC está marcado para o próximo domingo, às 15h00, no Estádio Manuel Lima, a contar para a 1ª jornada do Campeonato de Portugal.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas