PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Há 100 anos nascia José Pinheiro Gonçalves, “figura ímpar” e Cidadão Honorário

14 Abril, 2023 - 00:01

1679

1

Efeméride.

Foi professor e também Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monção (SCMM). Ao altruísmo, juntou aquela que era a sua grande paixão: a educação.

 

Dá hoje nome ao Centro Escolar da vila, que inclui Jardim de Infância e 1º Ciclo.

 

José Pinheiro Gonçalves é atualmente uma “figura ímpar, omnipresente e imprescindível na nossa Santa Casa, completará 100 anos de vida e dedicação solidária e humanitária”, refere a SCMM em nota divulgada.

 

“Não há qualquer lapso na afirmação proferida, porquanto não passa um dia sequer que ele não marque, de forma ternurenta e muito afetiva, a sua presença pelos corredores da Instituição, que tanto ajudou a crescer, que não mostre um sorriso meigo às suas criancinhas, que frequentam o melhor jardim do mundo, que não manifeste afetuoso carinho aos seus idosos e que não cumprimente nem incite os zelosos profissionais ao cumprimento das Obras de Misericórdia que ele tanto apregoa e pratica”, lê-se.

 

Cidadão Honorário de Monção, José Pinheiro Gonçalves faleceu em 2007. Tinha 84 anos.

 

Em sinal de gratidão, a vila ergueu-lhe um busto mesmo em frente à Instituição à qual tanto se dedicou.

 

 

 

[Fotografia: DR]

 

 

 

Em memória do antigo Provedor e professor, e por iniciativa da SCMM, realiza-se esta sexta-feira na Igreja da Misericórdia, nesta vila, uma Eucaristia de Ação de Graças pela passagem do centenário do nascimento deste ilustre monçanense.

 

A celebração tem início marcado para as 19h00.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas