PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Foto de perfil alusiva à tragédia dos incêndios no concelho viraliza no Facebook

18 Outubro, 2017 - 00:57

233

0

Uma foto de perfil alusiva à tragédia provocada pelos incêndios no concelho de Monção durante o passado fim-de-semana está a tornar-se viral entre centenas de utilizadores da rede social Facebook. […]

Uma foto de perfil alusiva à tragédia provocada pelos incêndios no concelho de Monção durante o passado fim-de-semana está a tornar-se viral entre centenas de utilizadores da rede social Facebook. Na imagem, para além da silhueta de um bombeiro a combater as chamas, pode ver-se um enorme laço negro (símbolo de luto) em grande plano. Destacado aparece também o emblema do Município. Para já, é ainda desconhecido o autor da imagem.

Recorde-se que os incêndios do último fim-de-semana destruíram 6 mil hectares do território do concelho de Monção. O balanço foi feito esta terça-feira pela autarquia. Isto, de acordo com a edilidade, equivale a cerca de 35% da totalidade do concelho. Sensivelmente um terço do território.

Ao todo, foram atingidas 20 das 33 freguesias. A contabilização é feita recorrendo à antiga denominação administrativa (atualmente são 24 juntas/uniões de freguesia) porque, em alguns casos, foi atingida uma freguesia e não as outra(s) de determinada união.

 

Área ardida este ano equivale ao distrito de Viana do Castelo

 

Os números nacionais são ainda mais dramáticos. O sistema português contabiliza 225.447 hectares de floresta ardida este ano (equivalente ao distrito de Viana do Castelo), valor inferior ao calculado pelo Sistema do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia, que regista 316.100 hectares.
Os números da área ardida foram avançados pela adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, no ‘briefing’ sobre os incêndios, realizado após a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), ressalvando que estes dados vão aumentar quando for feita toda a validação no terreno.

Últimas