PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Fogo controlado – Chamas deixam concelho sem comunicações

16 Outubro, 2017 - 10:40

350

0

Finalmente, o alívio para Monção. Depois de mais de 24 horas de aflição, os Bombeiros Voluntários anunciaram esta segunda-feira que o fogo está controlado. No terreno continuam mais de 80 […]

Finalmente, o alívio para Monção. Depois de mais de 24 horas de aflição, os Bombeiros Voluntários anunciaram esta segunda-feira que o fogo está controlado. No terreno continuam mais de 80 homens, sendo que os idosos retirados durante este domingo dos Lares de Barbeita e de Merufe já começaram a regressar àqueles espaços.

Para já, de acordo com a corporação monçanense, há a registar quatro bombeiros com ferimentos ligeiros resultantes deste incêndio que deflagrou às 20h21 de sábado e atingiu dezenas de freguesias do concelho. Entre elas Merufe, Longos Vales, Lordelo, Troviscoso, Bela, Barbeita e Parada.

 

Várias casas ardidas

 

“A prioridade foi salvar vidas”, disse à Rádio Vale do Minho fonte que esteve envolvida nas operações. “Chegámos a um ponto em que não tínhamos meios para defender casas. Em Longos Vales ardeu muita coisa!”, contou. Depois de uma noite em claro, a população faz agora contas à vida. Há quem reclame de uma ajuda tardia. Ou que nunca chegou. Para trás, a passagem do fogo deixou um manto negro cujo odor se entranha nas roupas de quem atravessa todo aquele cenário de destruição. O número total de habitações consumidas pelo fogo ainda está por apurar. Uma parte delas, apurou a Rádio Vale do Minho, são propriedade de emigrantes.

 

Comunicações afetadas em todo o concelho

 

Até ao final da manhã de hoje, comunicações móveis e por telefone fixo continuavam impossíveis de fazer-se em praticamente todo o concelho de Monção. A rede MEO foi uma das mais afetadas. Da internet ao simples envio de uma mensagem escrita, tudo deixou repentinamente de existir fruto da dimensão das chamas que terá causado estragos nas respetivas antenas desta e de outras operadoras. A Rádio Vale do Minho tentou apurar a dimensão dos danos mas, até ao momento, ainda não foi possível obter resposta de qualquer operadora.

 

[Fotografia: Print Screen Alto Minho Tv]

Últimas