PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Foda vai crescer no próximo sábado

13 Outubro, 2022 - 11:20

1309

0

IV Capítulo de Entronização.

Vêm aí mais confrades para a Confraria da Foda de Pias, Monção. Realiza-se no próximo sábado o IV Capítulo de Entronização daquela confraria. A cerimónia está marcada para as 11h30, no Cine Teatro João Verde.

 

Recorde-se que esta confraria tem como grande objetivo defender, valorizar e promover o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como Foda à Monção. A Confraria da Foda de Pias – Monção foi registada oficialmente no dia 19 de outubro de 2016, tendo elegido os primeiros órgãos sociais no dia 21 de janeiro de 2017, na sede da Junta de Freguesia de Pias.

 

O programa começa pelas 9h00, com receção e boas vindas às confrarias convidadas, no Palácio da Brejoeira, prosseguindo, pelas 10h30, com desfile entre o Parque das Caldas e o Cine Teatro João Verde, passando pelos passadiços de madeira “A Galiza Mail`o Minho”, Largo do Loreto, e Praça da República.

 

Vai seguir-se a cerimónia de entronização dos novos confrades. Serão mais doze.

 

Um dos maiores e mais emblemáticos eventos de Monção associado a este prato é a afamada Feira da Foda, em Pias, que desde 2019 tem estado suspensa devido à pandemia da COVID-19. O regresso do evento está previsto para 17, 18 e 19 de março do próximo ano, conforme deu já conta a Rádio Vale do Minho. 

 

Na edição de 2019, recorde-se, este evento alcançou um êxito notável. Chegou a uns estimados 25 mil visitantes durante três dias. Não fosse a pandemia, os projetos apontavam para um aumento de tenda e mais lugares sentados no ano seguinte.

 

Surgida em 2017, a Feira da Foda caminha para a 4ª edição.

 

Agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.  É um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Últimas