PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: “Foda” brilhou na RTP… e foi pronunciada como ela é

24 Setembro, 2020 - 18:10

419

0

PUB “O prato que lhe vou apresentar tem o nome de Foda. É mesmo assim!”. Com estas palavras, Hélder Reis acabou por fazer história. Pela primeira vez, o nome do […]

PUB

“O prato que lhe vou apresentar tem o nome de Foda. É mesmo assim!”. Com estas palavras, Hélder Reis acabou por fazer história. Pela primeira vez, o nome do prato mais típico de Monção foi dito de uma forma aberta – sem qualquer pudor – em televisão.

 

 

Para os menos conhecedores, trata-se de um prato à base de cordeiro. Ostenta o título de uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. O título foi conquistado em 2018 durante o respetivo concurso, também emitido pela RTP. Na altura, o prato era simplesmente designado como Cordeiro à Moda de Monção. No entanto, naquele concelho do Alto Minho, não há quem não conheça a famosa Foda ou também Foda à Monção.

A RTP esteve durante todo o dia na Quinta da Pedra, em Monção, para uma emissão especial dedicada às vindimas. A reta final do programa foi dedicada a este prato emblemático. E ninguém melhor para falar dele do que a Confraria da Foda.

Agostinho Correia, Grão-Mestre da Confraria, contou em direto a história do nome do prato e – evidentemente – daquele que é atualmente um dos maiores certames do concelho: a Feira da Foda.

“O cordeiro deve andar na ordem dos 9 aos 14 quilos. É o animal ideal para fazer este prato. Deve pingar no arroz. Se não pingar não tem o verdadeiro sabor”, explicou Agostinho Correia com grande à vontade televisivo.

“Este é um prato que nasceu em Pias mas é hoje um prato emblemático de Monção”, sublinhou. Questionado sobre a próxima edição da Feira da Foda, o responsável teve resposta pronta. “Vamos a ver como corre. O tempo o dirá”.

No final da participação, Agostinho Correia referiu que “foi uma honra…um grande privilégio…um enorme prazer…um imensurável orgulho participar neste programa televisivo promovendo e divulgando um dos ex libris monçanenses: o Cordeiro à Moda de Monção, localmente conhecido Foda à Moda de Monção!”.

Fundada em 2016, a Confraria da Foda conta atualmente com cerca de meia centena elementos. Está entre os grupos mais impulsionadores da Feira da Foda, evento inspirado no prato mais típico do concelho.

A Confraria da Foda, da freguesia de Pias, em Monção, passou a figurar entre as confrarias gastronómicas mais relevantes do país em maio do ano passado, com a publicação da obra  Confrarias de Portugal, com textos de Ana Catarina André e Marisa Cardoso.

 

Confraria da Foda em 2018 [Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

[Fotografia capa: Screen RTP]

 

PUB

Últimas