PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Fim-de-semana vai ser totalmente dedicado às Camélias

7 Abril, 2018 - 07:37

186

0

Monção vai dedicar este fim-de-semana às camélias. O Salão Paroquial da vila vai ser palco, este sábado e domingo, de uma mostra de atividades relacionadas com esta flor. Além de […]

Monção vai dedicar este fim-de-semana às camélias. O Salão Paroquial da vila vai ser palco, este sábado e domingo, de uma mostra de atividades relacionadas com esta flor. Além de floristas e viveiristas, estarão presentes associações locais e galegas. Está prevista também muita animação popular. Esta exposição enquadra-se na iniciativa “Monção, Vila Florida” que está a ser levada a cabo pelo Município em colaboração com os empresários e comerciantes do concelho.

Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim “chá” (茶), complementada por algum termo que, geralmente, caracteriza seu habitat ou suas peculiaridades morfológicas.

Algumas espécies, como C. japonica, C. sasanqua, C. reticulata, e C. chrysantha, são cultivadas por suas belas e grandes flores, folhagem densa, escura e lustrosa, e porte baixo. Estas e outras espécies são intercruzadas para a obtenção de híbridos que reúnem suas melhores qualidades.

Japão, China e Coreias (Norte e Sul) são os países tradicionalmente líderes na produção de camélias e na obtenção de novas variedades. Curiosamente, a Itália, desde o séc. XIX, afronta estes países na produção de variedades comerciais, sendo um dos líderes na sua produção no ocidente. Ao todo, existem mais de 3 mil tipos diferentes de camélias somente entre as obtidas da espécie Camellia japonica, que somam-se a um número total mais alto, com estimativas entre 5 mil e 8 mil variedades.

A abertura do evento está marcada para este sábado às 15h00, pelo presidente da Câmara de Monção, António Barbosa.

Últimas