PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Festival do Cordeiro conta com 18 restaurantes aderentes

25 Setembro, 2014 - 10:07

285

0

Primeiro dia será marcado pela inauguração da Loja Interativa de Turismo.

São 18 os restaurantes que aderiram à primeira edição do Festival do Cordeiro à Moda de Monção. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela Associação Comercial e Industrial de Monção e Melgaço (ACIMM). Recorde-se que o certame vai decorrer de forma individual, em cada um dos restaurantes aderentes. O anúncio foi feito recentemente pelo presidente da Câmara, em reunião do executivo. A iniciativa vai realizar-se entre 3 e 5 de Outubro.
Augusto Domingues revelou que a autarquia reuniu com os empresários da restauração. A hipótese de um toldo foi desde logo posta de parte. “Reunimos com os restaurantes no sentido de perguntar-lhes o que é que eles queriam: se desejavam realizar o evento numa carpa ou nos restaurantes. Todos quiseram fazê-lo nos restaurantes. Entendem que ir para uma carpa tem uma logística complicada e deprecia o produto. O cordeiro precisa de fornos próprios”, explicou o edil.
Já no que diz respeito ao programa, o primeiro dia será marcado pela inauguração da Loja Interativa de Turismo, agendada para as 18h00. De acordo com a autarquia, o novo espaço vai ficar na Casa do Curro. A cerimónia deverá contar com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e também com o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira. A loja vai integrar uma rede regional de lojas interativas, tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu todo. O presidente da Câmara deu o exemplo de Ponte de Lima. “Tenho dialogado com esse concelho. Têm-me dado as melhores referências no que toca à loja interactiva. Ainda há dias tive a curiosidade de descer a marginal do Lima. Fui ver a loja e do que vi, gostei. Com o simples pressionar de um botão, temos a informação não só de Ponte de Lima como também dos concelhos vizinhos. A marca Alto Minho deve ser abrangente e ser trabalhada com as comunidades”, disse Augusto Domingues.
No sábado, da parte da manhã, decorrerão visitas guiadas ao centro histórico de Monção. Da parte da tarde, no baluarte de Nª Srª da Vista, vai ter lugar um workshop de tradições para famílias. Para as 17h00 está marcado o lançamento do livro “Cordeiro à Moda de Monção”.
A manhã do último dia, domingo, arranca com a Maratona BTT “Berço do Alvarinho”. A partida está marcada para as 9h30, na Praça Deu-la-Deu Martins. Uma hora depois realizam-se novas visitas ao centro histórico de Monção. Da parte da tarde, pelas 13h30, haverá a entrega de prémios da Maratona BTT. O dia termina com o Festival de Folclore do Alto Minho, com início às 16h00.

Últimas