PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: ‘Festa da Coca’ vai ter charanga, combate, cortejo e maravilhas

15 Maio, 2018 - 15:17

374

0

Inovações não vão faltar na edição deste ano da Festa da Coca, em Monção. Tratam-se das Festividades do Corpo de Deus, que vão decorrer neste concelho, entre os próximos dias […]

Inovações não vão faltar na edição deste ano da Festa da Coca, em Monção. Tratam-se das Festividades do Corpo de Deus, que vão decorrer neste concelho, entre os próximos dias 31 de maio e 3 de junho. Entre as novidades está a Charanga a Cavalo do Regimento de Cavalaria da GNR, que vai atuar e desfilar no dia 31 de maio, pelas 18h30. É a única no mundo a executar nos três andamentos do cavalo (passo, trote e galope) marchas militares e música ligeira.

Outra das novidades prende-se com o tradicional Cortejo Etnográfico das freguesias. A iniciativa está agendada para 3 de junho, domingo, e desta vez todos os participantes receberam um desafio. Sendo este o Ano Europeu do Património Cultural, os participantes são desafiados a apresentar as maravilhas do seu território. O que, em termos de Património Cultural Material, seja representativo da sua freguesia.

Um dos pontos mais altos destas festividades, como vem sendo habitual nos últimos anos, é o combate entre S. Jorge e a Coca. Está marcado para dia 31 de maio, às 19h00, no anfiteatro natural do Souto. Reza a lenda que, caso vença S. Jorge, haverá boa colheita de vinho Alvarinho. Se a vitória sorrir à Coca, aproximam-se tempos difíceis e de grande incerteza. Duas horas antes, realizam-se a Eucaristia e Procissão Solene.

Paralelamente a estas atividades cabeças-de-cartaz, estão agendadas outras tantas. No dia 1 de junho, pelas 22h00, haverá uma Noite de Fados no Jardim da Biblioteca Municipal. No dia seguinte, sábado, vai realizar-se o Concurso de Escrita Era uma vez… a Biblioteca Municipal e também o Festival Coca’in Festa. No domingo, pela manhã, está programada a caminhada Caminhos do Alvarinho com saída às 8h30 a partir do Museu do Alvarinho.

 

[Fotografia: Boa Cama Boa Mesa/Expresso]

Últimas