PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Feriado Municipal: Nova Plataforma das Artes será um dos pontos altos da festa

9 Março, 2019 - 12:39

185

0

A inauguração da nova Plataforma das Artes e Cultura de Monção será um dos pontos altos das comemorações do Feriado Municipal, que se assinala na próxima terça-feira. O espaço irá […]

A inauguração da nova Plataforma das Artes e Cultura de Monção será um dos pontos altos das comemorações do Feriado Municipal, que se assinala na próxima terça-feira. O espaço irá ficar localizado no andar superior do Cine Teatro João Verde. “Irá dar um espaço físico àquilo que já existe em termos de intervenção cultural no nosso concelho”, explicou recentemente o vice-presidente da Câmara, João Oliveira. “Será um espaço direcionado para dinamização de várias atividades”, acrescentou.

As comemorações do Feriado Municipal de Monção vão arrancar este ano com uma Ceia Medieval. O evento está marcado para o próximo dia 11 de março, segunda-feira [véspera do feriado]. Vai ter lugar no cais da antiga estação da CP. É uma iniciativa organizada pela Associação Buraca da Moura. Os detalhes permanecem em segredo, mas antevê-se uma viagem até aos tempos de D. Afonso III, que atribuiu o foral a Monção em 1261. Recorde-se que, ao atribuir este Foral, o rei D. Afonso III mandou extinguir a vila de Badim e criou a vila de Monção no local outrora conhecido como Couto de Mazedo.

Sabe-se já que o repasto engloba princípios de copa, duas cobertas, sobremesas e vinhos do reino. Durante o jantar, com os presentes ataviados à época, está prevista animação e um brinde surpresa.

Na terça-feira, feriado municipal, o programa começa às 11h00 com a saudação da Banda Musical de Monção. Vai seguir-se a cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações, no Cine Teatro João Verde. Durante a tarde, pelas 15h00, no mesmo local, decorre então a inauguração da Plataforma Arte e Cultura – PAC.

Recorde-se que foi a 12 de março de 1261 que D. Afonso III atribuiu o foral a Monção.  Ao atribuir este Foral, o rei D. Afonso III mandou extinguir a vila de Badim e criou a vila de Monção no local outrora conhecido como Couto de Mazedo.

 

[Fotografia: Altominho.tv]

 

PUB

Últimas